A empresa A.S. – Empresa das Águas de Santarém – EM, S.A., entidade gestora da água e saneamento no Concelho de Santarém, acaba de receber a certificação no Sistema de Gestão do Bem-estar e Felicidade Organizacional, tratando-se da primeira empresa, a nível nacional, a obter tal distinção.
Este projeto pioneiro, criado e elaborado de raiz, em Portugal, pela Comissão Técnica 219 “Bem-estar e felicidade organizacional” (CT 219), com coordenação assegurada pelo Organismo de Normalização Setorial (ONS) da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE); resultou na publicação da norma em outubro de 2023.
NP 4590 é o número de ordem que o Instituto Português da Qualidade (IPQ) atribuiu a este referencial normativo, que tem o objetivo de certificar empresas que se diferenciem pela excelência das suas práticas em matéria de bem-estar e felicidade organizacional, num compromisso permanente para com as suas pessoas; o que contribui, também, para a melhoria da produtividade, do desempenho e do sucesso dessas mesmas empresas, contribuindo – todos – para um mundo mais sustentável.
Esta norma – aplicável a todas as organizações, públicas ou privadas, independentemente da atividade, natureza jurídica, tipo ou dimensão –, reconhece que o trabalho deve ser uma fonte de satisfação, relacionamento e de realização pessoal, estabelecendo um novo paradigma, na medida em que contribui para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 3 – Saúde de qualidade e o ODS 8 – Trabalho digno e crescimento económico.
Presente o facto de que o índice da NP 4590 é exatamente igual ao índice dos referenciais normativos 9001, 14001, entre outros, é possível os seus requisitos serem, muito facilmente, integrados em qualquer outro sistema de gestão pré-existente nas empresas que já possuam gestão por processos, em particular, com o Sistema de Gestão da Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal (NP 4552).
Com esta certificação, foram revistos procedimentos e metodologias, por forma a tornar todo o processo de certificação mais expedito, cumprindo os requisitos dos vários referenciais normativos.
A felicidade e o bem-estar dos colaboradores da empresa, contribuirá para continuar a prestar um serviço público de qualidade, orientado por princípios de eficácia de gestão, tendo em conta a melhoria continua e a defesa dos valores de ordem social e ambiental, num quadro de sustentabilidade económica, financeira e técnica.
A sessão solene de entrega teve lugar esta terça-feira, dia 23 de abril, pelas 11 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santarém, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, do Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Águas de Santarém e da Coordenadora do Departamento de Certificação, Carla Lima.
“A certificação no Sistema de Gestão do Bem-estar e Felicidade Organizacional é o culminar do trabalho realizado por todos nós, pelos colaboradores da Águas de Santarém” afirmou Rui Sá, Responsável do Departamento de Recursos Humanos e Administrativo, sublinhando que “o bem-estar dos colaboradores não é um benefício adicional, mas sim uma necessidade fundamental para o sucesso das organizações”, para quem esta certificação “é um passo crucial rumo ao desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e humanizado”.
A propósito deste reconhecimento, o Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Águas de Santarém, Ramiro Matos, salienta que “Esta certificação se reveste de especial importância pois é um compromisso da Empresa para com o bem-estar e felicidade dos seus recursos humanos. E atingir este objetivo significa prestar um melhor e mais qualificado serviço aos nossos clientes.”.
Carla Lima, Coordenadora do Departamento de Certificação da Bureau Veritas Certification destacou “o enorme orgulho em ser o organismo de certificação da Águas de Santarém, que, pela primeira vez, em Portugal, está a receber esta certificação em Bem-estar e Felicidade Organizacional”. Sobre o trabalho desenvolvido, referiu, ainda, que “O que já se fez até hoje e o que se vai fazer daqui para a frente é a prova de que está no ADN de todos os envolvidos, de quem trabalha na empresa”.
O Presidente da Câmara Municipal parabenizou a empresa Municipal e o seu Presidente por mais este objetivo, salientando “a importância destas medidas e certificações num tempo em que o grande desafio das organizações é a procura e retenção de talento”.