
O Município de Alenquer passa a partir de agora a dispor de um trator pneumático florestal destinado à gestão de combustível e prevenção de incêndios rurais no concelho. O acordo estabelecido entre a autarquia e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) resulta num contrato de comodato a 5 anos para a utilização do equipamento pesado.
A máquina de grande porte integra blindagem, proteção de cabine e alfaias utilizadas para a trituração de vegetação. Com o objetivo de utilização de preservar a floresta e de salvaguardar pessoas, animais e bens, o trator entrará em serviço na limpeza de terrenos, na gestão de combustível nos povoamentos florestais e áreas de mato do Monumento Natural Local do Canhão Cársico de Ota, além de ser perspetivada a utilização na rede viária municipal e na preparação de aceiros para a implementação de ações de fogo controlado.
Esta beneficiação está abrangida pelo Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais e integra o investimento na área desenvolvido e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, com aprovação da União Europeia.
A cerimónia de entrega do veículo aconteceu a 6 de janeiro, em Porto de Mós, contando com a presença do Vicepresidente da Câmara Municipal de Alenquer, Paulo Matias, e do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.















