A Câmara Municipal de Abrantes assinou, no passado dia 27 de novembro, cerca de 170 mil euros em contratos interadministrativos para a realização dos transportes escolares com as Juntas de Freguesia de Abrantes e Alferrarede, Alvega e Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Rio de Moinhos e Tramagal para o ano letivo 2024/2025, numa cerimónia que se realizou no Centro Escolar de Bemposta.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, agradeceu às juntas de freguesias envolvidas neste serviço e destacou que “nos últimos anos duplicámos o investimento que fazíamos nos transportes escolares e isso só é possível graças ao envolvimento, dedicação e sensibilidade das juntas de freguesias neste trabalho”. “Temos vindo a aumentar os valores ao km de apoio para estes transportes e nos últimos 5 anos, colocámos ao serviço da comunidade quase um milhão de euros para os transportes das nossas crianças”, salientou o autarca.
“Temos de criar as mesmas possibilidades para os alunos que estão mais longe dos centros”, destacou Manuel Jorge Valamatos acrescentado que “as Juntas de Freguesia fazem um trabalho verdadeiro de proximidade com as famílias”.
Simultaneamente com os contratos interadministrativos, o Município tem vindo a apoiar a compra de novas carrinhas, pelas Juntas de Freguesia, para que, desta forma, possam ter uma frota bem preparada para este transporte. Desde 2019, o Município, em função das necessidades das próprias freguesias, apoiou já as freguesias de Bemposta (2 carrinhas), Abrantes e Alferrarede (2 carrinhas), Tramagal, Mouriscas e Carvalhal.
Manuel João Alves, Presidente da Junta de Freguesia da Bemposta, valorizou a importância deste serviço de transportes escolares, “nomeadamente para as crianças que estão mais isoladas”.
Além de transportar os alunos para as escolas, este serviço inclui também as deslocações às consultas do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral e às consultas de rastreio visual e auditivo, provas de aferição entre outras atividades.
A Câmara Municipal de Abrantes assume anualmente o plano de transportes escolares, dando cumprimento à legislação em vigor que atribui às autarquias locais essa responsabilidade, contando com a imprescindível colaboração das juntas de freguesias que dispõem de viaturas adequadas para este transporte específico, mantendo a política de proximidade junto das suas populações.