Este evento é uma celebração da tradição local e uma oportunidade única de vivenciar a beleza natural e cultural da região
É já no próximo dia 14 de setembro que a NUPAE – Núcleo Património e Emoções realiza na Vila da Marmeleira mais uma edição da Caminhada anual das Vindimas, evento que conta também com um almoço convívio e uma palestra.
Este percurso faz parte do projeto “KM Zero” da Câmara Municipal de Rio Maior, uma iniciativa que visa promover o turismo local através de trilhos que destacam as paisagens e o património natural da região.
Esta atividade, à qual são esperados cerca de 100 participantes, tem como principal objetivo proporcionar aos habitantes da Vila da Marmeleira um momento de lazer, desporto e convivência, promovendo a interação e o envolvimento da comunidade nas atividades das várias associações locais. A organização pretende também atrair pessoas de fora da Vila, promovendo os pontos turísticos e impulsionando o desenvolvimento económico e social sustentável da região.
O percurso tem início, pelas 09h00, junto da sede da NUPAE e terá um baixo grau de dificuldade, atravessando paisagens típicas do Ribatejo e coincide com a época das vindimas, permitindo aos participantes observar de perto este processo tão característico desta região, com passagens pelo Marco Geodésico, um ponto de categoria 3, que oferece uma vista panorâmica da vasta paisagem circundante.
Os participantes atravessarão depois um pequeno troço de estrada antes de entrar novamente nas vinhas das Penalvas. O percurso segue pelas vinhas até à ponte da N114-2, onde se pode apreciar o rio Maior.
Ao longo do percurso, haverá pequenas pausas em quatro locais de interesse, devidamente sinalizados, que permitem explorar um pouco da história da região. Entre os pontos de destaque, encontra-se a linha de comboio Rio Maior-Santarém, inaugurada em 1945 e desativada em 1965, com especial atenção para a zona do cais, onde o comboio a vapor reabastecia de água e carregava mercadorias. Haverá também passagem pela Vala do Montujo, um local outrora popular para banhos de verão, que hoje lamentavelmente não oferece condições adequadas para tal.
O percurso segue ao longo de parte da antiga linha mineira, agora convertida em caminho agrícola, oferecendo vistas deslumbrantes dos pauis da Anana, João Andrade e Salgadas, além da vala da Asseca e do rio Maior, proporcionando um cenário idílico para um agradável passeio.
A caminhada terminará na escadaria do miradouro e na Igreja de São Francisco de Assis, após a subida da ladeira do Furo.
Para aqueles que se inscreverem, haverá um excelente almoço convívio no Restaurante Moinho Central, sede do GAVM.
A atividade culminará com uma palestra sobre os benefícios da atividade física para a saúde, ministrada pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior.