
A apresentação da temporada 2025 na Monumental Celestino Graça, organizada pela Associação Setor 9, teve lugar no sábado, 25 de janeiro, na Praça Visconde Serra do Pilar. Um evento que voltou a encher a antigo Largo da Praça Velha, para uma apresentação dos três carteis (cartazes) das corridas que integram a temporada programada pelo Setor 9 em Santarém: a 22 de março e dias 7 e 10 de junho.
Na sua intervenção, João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), começou por saudar todos os presentes, lembrando que “o Setor 9 é uma associação parceira, essencial para o nosso território e para o nosso concelho. Parabenizo a mobilização e a forma como estão a fazer acontecer e enalteço aquilo que para nós é um símbolo e uma marca, a celebração da Festa Brava. Como já foi dito, pelos que me antecederam, vamos viver três grandes momentos. O ano de 2025 tem aqui várias datas marcantes”.
O Presidente da CMS prosseguiu com uma saudação à Santa Casa da Misericórdia, proprietária da Praça de Touros “Monumental Celestino Graça, pelos seus 525 anos. É uma instituição secular que celebra as nossas tradições e a Festa Brava em particular. Peço por isso a vossa mobilização para estes três grandes momentos, desde logo na celebração também das festas de São José”, referiu.
A primeira Corrida de Toiros, no dia 22, é um momento importante no qual serão assinalados 110 anos do nosso Grupo de Forcados. A Festa Brava é uma marca do território de Santarém. Neste mote o autarca deixou o apelo, “vamos todos celebrar Santarém, celebrar as nossas tradições e celebrar a Festa Brava”, concluiu.
Conheça o programa das Corridas de Touros em Santarém
22 de março
Cavaleiro: João Moura Jr. em solitário
Forcados: Amadores de Santarém e Montemor
Touros: Palha, Veiga Teixeira, Vale Sorraia, Murteira Grave, Romão Tenório e António Raul Brito Paes
7 de junho
Cavaleiros: Miguel Moura, João Salgueiro da Costa, Joaquim Brito Paes, Luís Rouxinol Jr., António Telles filho e Tristão Ribeiro Telles
Forcados: Amadores de Santarém
Touros: Palha
10 de junho
Cavaleiros: João Ribeiro Telles e Francisco Palha
Matador: José Maria Manzanares
Forcados: Amadores de Santarém e Vila Franca de Xira
Touros: Murteira Grave e Álvaro Nunez.
