“Como responsável da equipa de ciclismo CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, posso afirmar que foi uma época perfeita e da qual estamos muito orgulhosos do sucesso alcançado”, é assim que o diretor desportivo da equipa de ciclismo do CRP Ribrafia inicia uma nota informativa onde faz o balanço da última época que agora terminou.
Rui Medina refere que “e bom lembrar que vínhamos de uma época um pouco atípica, uma época onde tínhamos falhado objetivos delineados, e onde todos esperavam mais da nossa equipa, pelo simples motivo de sermos uma das equipas com a maior estrutura no ciclismo master em Portugal, que também detém o estatuto de uma das melhores equipas nacionais”.
O diretor desportivo salienta que “se nas vitórias temos de ser humildes e enaltecer os adversários, que pela sua tenacidade de vencer engrandeceram a nossa vitória, na derrota temos de felicitar o adversário, aprender com os erros e tudo fazer para os corrigir e tentar não os repetir”, destacando que “ainda a época não tinha acabado, e já eu e o outro grande responsável da equipa, o Ricardo Rocha, trabalhávamos e preparávamos a época 2024, pois estávamos cientes que não podemos viver dos estatutos que tínhamos, mais sim prová-lo na estrada com vitórias, pois existimos para ganhar”.
“Com a equipa formada pelos atletas que queríamos e ambicionávamos, definimos todos objetivos, sabendo que seriam bastante difíceis de conquistar, mas não impossíveis de alcançar, pois estávamos cientes da qualidade dos nossos atletas e da equipa formada”, realça Rui Medina, que acrescenta: “No primeiro estágio de equipa, elucidámos algumas estratégias e propusemos aos atletas os objetivos que tínhamos delineado e queríamos conquistar: Taça de Portugal Coletiva, Taça Portugal Elites, Taça Portugal M40, Volta a Almodôvar, Circuito da Benedita, Campeão Nacional Fundo, Campeão Nacional CRI, Campeão Regional”.
O responsável do clube de ciclismo beneditense destaca ainda que “do ponto de vista desportivo, podemos dizer que conseguimos superar todos os objetivos delineados, e estamos cientes que os atletas da equipa foram exímios no que havíamos proposto, mostrando um foco e uma responsabilidade soberba para com a equipa, nunca baixando a sua guarda em nenhuma prova, lutando sempre em todas as provas pela conquista da vitória, as quais alcançaram na sua grande maioria”, salientando ainda: “Realizámos uma época épica e magistral, da qual muito nos orgulhamos e agradecemos a todos os nossos atletas, que perceberam na íntegra a nossa mensagem e os objetivos que lhes pedimos, que além da forte união de equipa durante toda a época, se dedicaram de corpo e alma, abdicando muitas vezes do seu lar e de muitas diversões, para poderem treinar e competir, para naquele dia, naquela hora, e naquele segundo, estarem no melhor nível a representar a equipa na conquista da vitória, e que resultou numa época que fica na memória de todos nós e da qual não temos palavras para descrever tamanha gratidão”.
Rui Medina refere também que “estamos cientes que conseguimos estar no topo do ciclismo nacional. Fomos evidência onde corremos e notícia de norte a sul do país. Continuamos a obter grande destaque em todos órgãos de comunicação e redes sociais, projetando os nossos sponsors, a vila da Benedita e o CRP Ribafria”.
“Em 2023, com o total e incansável apoio da Freguesia da Benedita e Município de Alcobaça, organizámos com enorme sucesso o circuito de ciclismo da Benedita, em 2024 colocámos o circuito no topo do ciclismo master”, realça Rui Medina, que acrescente que “não ficámos por aqui e lançamos para a estrada o 1.º Grande Prémio da Vila da Benedita”.
Rui Media refere que “acreditamos piamente que conseguimos passar uma forte e credível imagem dos nossos sponsors, retribuindo com vitórias o seu apoio, sem o qual seria impossível construir esta grande estrutura e equipa, reunindo as melhores condições para os nossos atletas, e por isso, deixamos um especial agradecimento a todos”, prometendo que “continuaremos a trabalhar para tentar conseguir estar mais fortes na época 2025, pois queremos a equipa com a mesma raça, ambição, querer, determinação e acreditar, mas sobretudo com a mesma crença e união, “salientando que “não podemos esquecer e deixar de gradecer às famílias dos nossos atletas, pela ausência nos seus lares, em prol da equipa”.
“O ano de 2025 será um ano de um enorme desafio, um ano em que este projeto completa 10 anos. No inicio como em qualquer projeto, surgiram muitas dificuldades organizativas e financeiras, que aos poucos fomos ultrapassando e consolidando o projeto”, destaca o responsável que diz ainda: “Não posso esquecer, e que muito me orgulha, pois é sinónimo de confiança e lealdade, que tenho sponsors comigo, neste projeto, desde o primeiro dia e atletas na equipa há 9 anos.
Por isso, não posso deixar de agradecer a todos os sponsors e atletas que acreditaram, confiaram e continuam a acreditar e a confiar em mim”.
A finalizar, Rui Medina diz que “são 10 anos a viver muitas alegrias, a festejarmos muitas vitórias, muitos títulos nacionais conquistados, mas foi nas derrotas que nos fortalecemos, nos reerguemos, e nos tornamos sempre mais fortes. Por tudo isto, a próxima época irá exigir de todos muito empenho, pois superar uma época igual à que agora findamos, será algo de muito trabalho e dedicação, mas não nos parece impossível, assim o esperamos”.
O diretor desportivo do CRP Ribafria termina dizendo que “continuaremos na estrada por muitos anos, com a promessa das melhores condições para os nossos atletas e com a certeza que o nosso objetivo será sempre ganhar”, concluiu Rui Medina.