A lista de inscritos da 6.ª edição dos Prémios do Imobiliário SIC Notícias/Expresso foi revelada na última terça-feira, 6 de agosto, e integra dois projetos reconhecidos do concelho de Alenquer que mereceram a intervenção direta do Município: a requalificação do edifício do Mercado Municipal e a reabilitação do zimbório dos Paços do Concelho. Os galardões foram criados em 2019 e procuram mostrar e premiar aquilo que de melhor se faz em Portugal no setor de atividade.
O Mercado Municipal de Alenquer é candidato à categoria Reabilitação e Reconstrução – Comércio. Este reabriu renovado ao público a 28 de outubro de 2023 após terem sido encetadas, no ano anterior, políticas de reabilitação para fazer face à degradação com que o edifício original datado de 1949 se vinha debatendo. A intervenção foi pensada para dinamizar o comércio local e atividades económicas, mas também para a criação de um novo polo atrativo e multifuncional que permita a realização de atividades temporárias de caráter cultural. Manteve a traça arquitetónica, inserida na linguagem do Estado Novo, não desvirtuando a sua imagem, mas antes modernizando-a em resposta às solicitações de higiene, segurança e conforto necessárias.
O zimbório dos Paços do Concelho de Alenquer concorre na vertente Reabilitação e Reconstrução – Equipamento Público ou Património Cultural. A estrutura metálica totalmente envidraçada que consta do edifício inaugurado em 1890 permite a entrada de iluminação zenital para a escadaria principal e foi alvo de uma intervenção concluída em novembro de 2023. A sua reabilitação teve por desígnio manter, na íntegra, a sua identificação e desenho original, recorrendo-se às boas práticas de conservação patrimonial, de forma a realçar uma compreensão homogénea do conjunto projetado pelo arquiteto José Juvêncio da Silva no século XIX, preservando o legado e caráter arquitetónico dos materiais originais.
O vereador Tiago Pedro, responsável pelo planeamento do território e pelo marketing territorial, considerou esta uma “boa oportunidade para medir estes nossos investimentos e aquela que é a visão urbanística para a realização do património e compará-lo com outras obras”. “Ao contrário da distinção de ‘Autarquia do Ano’, desta feita estamos também a competir com obras e arquitetos particulares que não têm dinheiros públicos associados, o que aumenta em muito a competitividade. É algo que nos motiva. Sentimos que o nosso trabalho é valorizado. Ainda que não corramos atrás destes reconhecimentos, é muito gratificante sentir que estamos em condições de disputar um prémio com outras intervenções. As equipas municipais que estão integradas nestes projetos acabam por se sentirem motivadas para fazer mais e melhor. Que sintamos que a nossa lógica para o território está correta e que vai na direção certa. Há que continuar a trabalhar e a investir para termos um concelho com equipamento e um espaço público ainda melhores e capazes de dar boas condições de uso a toda a comunidade”, constatou o responsável autárquico, dando conta que a equipa SIC/Expresso documentou as obras num trabalho que será transmitido em dia a anunciar nas diferentes plataformas de media.
Os vencedores do concurso Prémios do Imobiliário SIC Notícias/Expresso serão avaliados por um júri composto por especialistas que se distingue no setor imobiliário e revelar-se-ão numa gala a ter lugar no Palácio Nacional de Mafra, agendada para 24 de outubro.