
Março é mês da Enguia no concelho de Salvaterra de Magos. A 29ª edição conta com vinte restaurantes aderentes, catorze alojamentos, dois operadores turísticos com passeios de barco no Rio Tejo, quatro produtores de vinhos e de licores, o arroz oficial Bom Sucesso, a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais e um programa repleto de iniciativas, que inclui exposições, desporto, cultura e espetáculos.
À mesa dos restaurantes aderentes é possível degustar a excelência da confeção da enguia, desde as apreciadas formas tradicionais até às mais diversificadas inovações, numa verdadeira mostra do saber fazer e bem receber.
Uma das apostas tem sido a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais, que regressa em cinco fins de semana do mês de março, no Pavilhão do Inatel, em Salvaterra de Magos. A abertura da Feira está marcada para 1 de março (15h) e, a partir daí, não vão faltar momentos de dança, artes marciais, malabarismo e acrobacias, marchas populares, folclore, demonstração de atividades desportivas, teatro infantil, stand-up comedy com João Seabra, animação com Camaleão e vários espetáculos musicais com Bandidos do Cante, Marotos da Concertina, Tributo a Los Gipsy Kings, Bia Alegria (espetáculo infantil), Xana Carvalho, Tradição D’Ouro, Rita Guerra, Bombocas e Raya.
O programa da 29ª edição é enriquecido com diferentes atividades dinamizadas pelo movimento associativo do concelho. Entre elas estão bailes e festas de Carnaval, passeios de motas e de bicicletas, dança, exposições, festival das sopas, fim de semana do petisco, noite do torricado, jantares comemorativos do Dia da Mulher, oficina de arte, teatro musical, torneios, Campeonatos Nacionais de artes marciais, Concurso Nacional de Pesca, caminhadas e os “12 km de Salvaterra”.
Durante o mês de março podem ser visitadas as exposições:
– “3º Aniversário da Inclusão dos Bordados da Glória do Ribatejo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial – O Enxoval” – Espaço Jackson, Glória do Ribatejo;
– “Guardiães da Cultura Avieira no Escaroupim” – Galeria da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos;
– “A Arte vai à Rua” – Trabalhos realizados pelos alunos do curso de artes visuais da Escola Básica e Secundárias de Salvaterra de Magos – Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos;
– “Ranchos de Trabalho: Da enxada ao lar, a construção de Marinhais” – Mercado de Cultura de Marinhais.
A gastronomia é assim o ponto de partida para a descoberta dos saberes e sabores do concelho, de divulgação do património, da cultura, das tradições, dos usos e costumes locais, com convite para uma visita à Falcoaria Real, ao Museu do Concelho, à aldeia avieira do Escaroupim – aos seus museus, aos passeios de barco, ao miradouro natural sobre o Rio Tejo -, à Barragem de Magos, a Glória do Ribatejo e aos seus bordados tradicionais e a todo o património natural e histórico que representa a identidade do concelho.
