A Equipa Comunitária de Saúde Mental da Infância e Adolescência (ECSM-IA) da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULA da Lezíria) implementou há dois anos um projeto de promoção da Saúde Mental, nos Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Salvaterra de Magos e Rio Maior, intitulado de “Influencers da Saúde Mental”.
O projeto já contou até ao momento com a participação de 1 341 jovens e consiste na realização de ações de sensibilização, desenvolvendo-se durante um período de três anos letivos. Inicia-se nas turmas do 7.º ano e prolonga-se durante os três anos de frequência no 3.º ciclo (7.º-9.º ano).
O principal objetivo do “Influencers da Saúde Mental” é aumentar o bem-estar emocional, psicológico e social dos pré-adolescentes e adolescentes e, consequentemente diminuir a probabilidade de desenvolvimento de patologias do foro da Saúde Mental.
De acordo com a Equipa, este projeto permite “aumentar a literacia em Saúde Mental, desenvolver as competências pessoais, emocionais e sociais, promover as relações interpessoais, minimizar o impacto negativo das redes sociais, fomentar novas intervenções para a abordagem das dependências e capacitar os jovens no estabelecimento de objetivos pessoais futuros”.