Projeto, agroalimentar, desenvolvido pela 52 Fresh vai ser implementado no concelho de Santarém, com investimento de 85 milhões de euros e criação de, na primeira fase, 200 postos de trabalho.
João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, reconhece que “é um dia histórico para Santarém. Ao longo dos últimos meses, com recato, mas com muito trabalho, desenvolvemos todos os esforços para trazer este investimento para Santarém. Nas últimas semanas foram dados passos determinantes, o investidor já apresentou no Município um PIP, e este está em condições de ser aprovado, a APA já deu parecer favorável a diversos pedidos de informação sobre a viabilidade da atividade, e o Governo já comunicou, através da Secretaria de Estado do Ambiente sobre a viabilidade da nova localização. Reconheço o esforço das entidades envolvidas, da administração pública em particular, que através de um diálogo colaborante e assertivo criaram, connosco, todas as condições”.
Yannick Le Mintier, diretor geral da 52-Fresh afirmou que “o compromisso, a visão e a liderança de João Teixeira Leite, Presidente da Câmara de Santarém, e das suas equipas, que, em pouco tempo, fizeram todos os esforços para garantir a realização do projeto no Município de Santarém. Desde o primeiro encontro, a capacidade do Presidente de criar soluções proporcionou à Fresh 52 a confiança de que o nosso investimento em Santarém seria bem acolhido. A atitude proativa do Presidente e da sua equipa ficou evidente pelo fato de em apenas 40 dias, superar todos os obstáculos que encontrámos. Estamos muito satisfeitos por finalmente poder implementar, aqui em Santarém, aquela que vai ser a terceira operação mundial.”
Trata-se da primeira unidade de processamento de cenoura baby da Europa. Os investidores pretendem criar numa primeira fase 200 postos de trabalho que podem atingir o número de 1000 em fase de desenvolvimento pleno da atividade.
João Teixeira Leite adianta ainda que “os contratos de promessa compra e venda dos terrenos já foram assinados, numa área total de 50 hectares, dos quais 10 são do município e os restantes da Caixa de Crédito Agrícola de Pernes, os terrenos localizam-se na freguesia de Pernes”.
João Leite realça a importância deste investimento “Santarém tem uma localização ímpar, estamos servidos por excelentes vias rodoviárias e pela principal linha ferroviária do País, vamos continuar a promover Santarém, com foco na atração de investimento privado, sabemos que são as empresas que criam postos de trabalho e este é o principal fator de desenvolvimento e crescimento de um território”, concluiu o autarca scalabitano.