Faleceu ao final da noite de ontem, 10 de janeiro, no Hospital Distrital de Santarém, devido a problemas respiratórios, o Dr. João Pulquério Antunes de Castro, antigo Provedor da Santa Casa da Misericórdia.
João de Castro, de 81 anos de idade, nasceu em Rio Maior a 23 de março de 1943, tendo se licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, decorria o ano de 1974.
Das muitas funções que desempenhou ao longo da vida destaca-se o cargo de Subdelegado do Procurador da República na Comarca de Rio Maior, Delegado do Procurador da República na Comarca da Marinha Grande, Diretor da Prisão-Escola de Leiria, Diretor da Penitenciária de Lisboa, Diretor de Serviços na Direção-Geral de Informática do Ministério da Justiça, Diretor da Penitenciária de Coimbra, Vice-Provedor, Provedor e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior.
Colaborou regularmente com artigos para os jornais Região de Rio Maior e o Campeão da Província de Coimbra, tendo em 2023 editado um livro, intitulado “Crónicas com Cultura”.
O Dr. João de Castro era filho de Francisco Castro, proprietário da antiga e conhecidíssima Loja Castro na Rua Serpa Pinto, em Rio Maior.
O corpo encontra-se em câmara ardente nas Capelas Mortuárias da Misericórdia de Rio Maior, realizando-se o funeral este domingo, 12 de janeiro, às 11 horas na Igreja da Misericórdia de Rio Maior. Logo após a celebração das cerimónias religiosas, sai o cortejo fúnebre e o corpo vai a cremar no Crematório de Santarém.
O Comércio & Notícias expressa a toda a família e amigos as mais sentidas condolências.