
O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, o Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Vítor Marques, e o Presidente da Junta de Freguesia do Landal, Armando Monteiro, inauguraram ao final da tarde da última quinta-feira, 29 de maio, a 13.ª edição do Festival da Codorniz, certame gastronómico que decorre até ao próximo domingo, 1 de junho, promovendo esta espécie de ave, a grande protagonista do Festival.
No ato inaugural destaque para a apresentação da maior omelete de ovos de codorniz com 20,7 metros de comprimento, a qual foi degustada por todos os presentes.
Para além da gastronomia, este evento promove também o artesanato e a doçaria local, sendo os restaurantes explorados pelas diversas associações da freguesia do Landal.
Segundo Armando Monteiro, Presidente desta Junta de Freguesia do concelho de Caldas da Rainha, são esperadas cerca de 25 mil pessoa. “Este evento marca o nosso território”, salientando que “a festa da codorniz é extremamente importante, não só para escoar os produtos da nossa freguesia, como um encontro de amigos, em que muitos deles só se vêem nesta altura do ano”.
Para além da codorniz, Armando Monteiro destacou também “a pera rocha como um dos produtos de extrema importância para esta freguesia”.
Em termos musicais, o Presidente da Junta, relça a forte aposta no evento deste ano, “reforçámos a animação musical, temos as vozes de Caldas da Rainha que já estiveram em programas televisivos, e no sábado teremos a atuação da Rosinha, uma artista popular que arrasta multidões”, concluiu.
Vitor Marques, Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, salientou que “este evento não é só importante para a freguesia do Landal e para o concelho de Caldas da Rainha, mas sim para toda a região”. No entender do autarca caldense “devemos aproveitar aquilo que as regiões têm de bom e nós aqui na freguesia do Landal temos esta mais valia na questão da codorniz que é icónica e que a nível da restauração e da gastronomia proporciona um conjunto de ofertas. Eu diria que a codorniz está equiparada ao bacalhau em termos gastronómicos, pois dá para confecionar de mil e uma maneiras”.

O Presidente da Câmara de Caldas aa Rainha referiu ainda que “ano após ano a dinâmica deste evento tem vindo a melhorar, tem tido uma grande capacidade de crescimento, oferecendo agora uma maior oferta a nível cultural e musical e da demonstração da economia, portanto temos aqui um evento com muita notoriedade e competência protagonizada pela freguesia e pelas associações locais”, concluiu Vítor Marques.

Este sábado os visitantes poderão contar com a atuação da Banda Enigma e da artista Rosinha, terminando a noite com o DJ Vassalo.
Amanhã, 1 de junho, será dedicado à Tarde Cultural, com as atuações de Rodrigo e Micaela.
Não perca este evento onde a codorniz é rainha ao longo de quatro dias.

