Decorreu nos dias 27, 28 e 29 de setembro a 5.ª Volta ao Nordeste, uma prova federada organizada pela Associação de Ciclismo de Bragança, num total de 250 quilómetros, com um contrarrelógio noturno de 5 km, e 2 etapas, sendo a primeira entre Miranda do Douro e Vinhais e a segunda a ligar Vinhais a Mirandela.
Para esta prova de três dias, a equipa beneditense do CRP Ribafria, Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic alinhou com apenas 6 unidades da sua formação, Hélder Azevedo, Jorge Letras, Hélder Loureiro, Ricardo Sequeira, Fábio Aguiar e Humberto Pereira.
No primeiro dia, 27 de setembro, o contarelógio individual, tendo Hélder Loureiro do CRP Ribafria sido o mais rápido nos 4,8 km, com o tempo de 6 minutos e 58 segundos, conquistando a camisola amarela de líder da prova.
No dia 28, a partida para a primeira etapa em linha teve inicio em Miranda do Douro, a qual era a tirada mais dura da prova, com cerca de 143 km e mais de 2000 metros de acumulado.
Desde inicio a equipa do CRP Ribafria assumiu o controlo do pelotão não permitindo fugas até ao inicio do segundo prémio de montanha do dia, e depois de um excelente trabalho de toda a equipa, os três ciclistas melhores classificados, (Hélder Loureiro, Hélder Azevedo e Jorge Letras) atacaram a corrida, com o intuito de conseguir uma fuga.
O ataque criou dificuldades e fragmentação do pelotão, resultando numa fuga de 5 elementos, sendo 3 deles do CRP Ribafria.
Até à meta, os 5 atletas colaboraram entre si, ganhando cerca de 50 segundos, com Jorge Letras a assumir o principal trabalho de equipa, deixando os seus dois colegas em posição de discutir a vitória, tendo um adversário sido mais forte e cortado a meta em primeiro lugar, com um segundo de vantagem para Hélder Azevedo e quatro para Hélder Loureiro, que embora não vencendo, aumentou a distância para os adversários, ficando na liderança com 29 segundos de vantagem para o segundo classificado.
Na classificação coletiva a equipa também assumiu a liderança, com mais de 3 minutos para a segunda classificada.
No dia 29, decorreu a última etapa, entre Vinhais e Mirandela, com cerca de 107km, tendo a equipa do CRP Ribafria assumido o controlo do pelotão na defesa da camisola amarela do seu colega Hélder Loureiro, não permitindo fugas aos seus adversários diretos.
Com pouco mais de 70 Km percorridos, deu-se uma fuga consentida de dois atletas, que não perigavam a liderança do camisola amarela, uma vez que tinham uma diferença de mais de 6 minutos para Hélder Loureiro.
Os dois ciclistas em fuga não foram alcançados pelo pelotão, cortando a meta com cerca de 30 segundos de vantagem para o pelotão, onde estava o camisola amarela e os seus colegas de equipa, e em nada alterando vitória do CRP Ribafria na 5.ª volta ao Nordeste.

Hélder Loureiro, do CRP Ribafria foi o grande vencedor da V volta ao Nordeste, com Hélder Azevedo a fechar o pódio em 3º lugar e Jorge Letras em 5.º.
Por escalões, Hélder Loureiro venceu o escalão M30, sendo Jorge Letras o 2º classificado. No escalão elites Hélder Azevedo foi o 2º classificado.
Jorge Letras ainda subiu ao pódio para receber o prémio do segundo lugar na classificação do prémio da montanha e o 3º lugar do atleta mais combativo.
Coletivamente a equipa também foi a grande vencedora.
“Esta foi a ultima prova da época 2024, e que soube muito bem terminar com uma vitória, a qual só foi alcançada e possível devido ao excelente trabalho de toda a equipa nos três dias de competição”, realçou Rui Medina, diretor desportivo da equipa de ciclismo beneditense, CRP Ribafria.

