Decorreu este fim de semana, 6 e 7 de abril, a segunda e terceira etapa da Taça de Portugal de ciclismo master. A taça de Portugal é composta por 4 provas pontuáveis (25 fevereiro em Taveiro – Coimbra, 6 de abril em Almodôvar, 7 de abril em Ourique e 28 de Abril em Grândola).
Na 1.ª etapa da Taça de Portugal, em Taveiro – Coimbra, depois de percorridos 146 km, João Letras do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, foi o grande vencedor à geral, liderando assim no escalão de elites.
No dia 6 de abril, a equipa da Benedita, deslocou-se com onze unidades da sua formação, (Paulo Pereira, Hélder Azevedo, Fábio Aguiar, Humberto Pereira, Hélder Loureiro, Ricardo Sequeira, Paulo Simões, Jorge Marques, Raul Ribeiro, Jorge Letras e João Letras) à vila de Almodôvar, para participar na segunda prova pontuável da Taça de Portugal. Nesta etapa composta por cerca de 105km, participaram 155 atletas de 18 equipas nacionais.
A corrida rodou sempre a um ritmo elevado, com várias tentativas de fuga durante toda a etapa, as quais foram sempre controladas e anuladas pela equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic.
A dureza da corrida fracionou o pelotão em vários grupos e reduziu a frente da corrida a um grupo de cerca de 20 corredores, onde estavam 5 da equipa do CRP Ribafria (João Letras, Hélder Azevedo, Hélder Loureiro, Paulo Simões e Raul Ribeiro).
A etapa terminou com João Letras do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic a ser o mais forte perante os seus adversários, vencendo a geral e reforçando assim a liderança da Taça de Portugal. Paulo Simões do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic também chegou incorporado no grupo principal, vencendo nos M45, subindo à liderança da Taça de Portugal no seu escalão e envergando a camisola de líder. Hélder Loureiro do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, cortou a meta também incorporado no grupo, conquistando o 2º lugar nos M35.
Ao pódio subiram os atletas do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic João Letras, Paulo Simões e Helder Loureiro. A equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic venceu também a classificação coletiva, assumindo a liderança coletiva da prova.
Hoje, 7 de abril, a equipa da Benedita, deslocou-se novamente com as suas onze unidades, (Paulo Pereira, Hélder Azevedo, Fábio Aguiar, Humberto Pereira, Hélder Loureiro, Ricardo Sequeira, Paulo Simões, Jorge Marques, Raul Ribeiro, Jorge Letras e João Letras) à vila de Ourique, para participar na terceira prova pontuável da Taça de Portugal.
Na etapa composta por cerca de 109 km participaram 170 atletas de 18 equipas nacionais. Uma vez mais o pelotão rodou sempre a um ritmo elevado, com várias tentativas de fuga durante toda a etapa, mas sempre controladas, com a equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, atenta a todas as movimentações de corrida, defendendo os seus lideres no ranking da prova (João Letras, Paulo Simões e Hélder Loureiro).
A corrida chegou novamente bastante fracionada, com João Letras a impor-se uma vez mais perante os seus adversários, cortando a meta em primeiro lugar. Na viragem para a meta, Paulo Simões que estava bem colocado no grupo da frente, com João Letras, foi vitima de queda devido a um toque de um adversário, ficando arredado de defender a liderança da camisola. Ricardo Sequeira cortou a meta em 2º Lugar, do escalão M35 e Hélder Loureiro em 6º lugar.
A faltar uma prova para o fecho da competição, que se irá realizar no próximo dia 28 de abril em Grândola, João Letras é o vencedor da Taça de Portugal de Elites, estando ainda na luta pela liderança Paulo Simões, no escalão M45. Coletivamente a equipa encontra-se no 1º lugar.
“Não podemos deixar de enaltecer a prestação e atitude de todos os atletas da equipa, dos quais temos o maior respeito e orgulho, não só pelos resultados obtidos, mas pela união, garra e determinação com que lutaram e pela evidência e destaque do CRP Ribafria e todos os patrocinadores”, revelou no final o diretor desportivo da equipa, Rui Medina.
