
É proprietária, em Rio Maior, do River English, um projeto que lhe permite aprender ou aperfeiçoar o inglês através de coaching
Nascida em Aberdeen, no norte da Escócia, Lesley Fraser decidiu mudar-se para Portugal há cerca de vinte anos após conhecer o marido, Carlos Andrade, de nacionalidade angolana.
Com o desejo de comunicar com o marido em português, Lesley, frequentou cursos durante dois anos até decidir mudar-se para Portugal. “A língua portuguesa é muito difícil”, conta Lesley Fraser Andrade. “Felizmente no meu primeiro trabalho em Portugal tive aulas de português, as quais frequentei duas horas por dia durante três meses”, relata.
Lesley trabalhou no Cambridge School e deu aulas de inglês em várias escolas de Lisboa. “Lá conhecia muitas pessoas que falavam comigo em inglês, mas como eu queria era aperfeiçoar o português decidi com o meu marido mudarmo-nos para Manique do Intendente, no concelho de Azambuja. Acho que era a única estrangeira lá e isso foi muito bom para mim para melhorar o meu português”, realça.
Lesley e Carlos são pais de três filhos, uma rapariga com 17 anos e dois rapazes de 16 e 13, todos nascidos em Portugal, dois no Hospital de Santarém e o outro em Vila Franca de Xira. Ainda a viver em Manique do Intendente e a trabalhar em Lisboa, os filhos do casal começaram a praticar judo na Casa do Povo de Rio Maior, “posso dizer que mudámos para cá por causa do desporto, pois após um dia de trabalho, eu em Lisboa e o meu marido no Carregado, chegar a casa e ter de vir ainda para Rio Maior era muito cansativo”, explica Lesley, que acrescenta que “a melhor decisão foi vir morar para Rio Maior”.
Mas não são apenas os filhos que praticam desporto, Lesley e Carlos praticam também eles artes marciais no Estúdio 7.7 em Rio Maior. “Para além do judo, o meu filho mais novo anda também no futebol e o do meio na escola de música. Aqui há muitas atividades e isso é muito bom. Antes só conhecia o judo, os supermercados e o parque, e agora já conhecemos muito mais coisas. Lembro-me de dizer ao meu marido que Rio Maior é muito melhor do que eu pensava. Nós gostamos muito de aqui estar e já fizemos diversas amizades. Temos muita sorte porque conhecemos pessoas muito boas. Estas amizades ajudam-nos bastante porque nós não temos cá ninguém de família”, conta Lesley com emoção.
Continuando nos elogios à localidade que a acolheu, a cidadã escocesa diz que “Rio Maior é uma cidade que dá muitas oportunidades. Na minha terra os jovens dizem que não há nada para fazer, mas aqui em Rio maior não se pode dizer isso, porque há muito desporto, tem zonas de lazer, a nível de cultura tem o cinema, por vezes tem concertos. Para mim não podia ser melhor. Posso dizer que Rio Maior surpreendeu-me bastante pela positiva”.
Lesley Fraser Andrade abriu em Rio Maior, na Rua do Coral e Orquestra Típica, a River English, uma forma diferente de aprender ou aperfeiçoar o inglês através de coaching, cujo objetivo é ajudar empresários, estudantes, pais que querem comunicar melhor com os filhos… ou simplesmente qualquer pessoa que queira ganhar mais confiança a falar inglês.
Habituada durante muitos anos a lidar com crianças, Lesley relata que “hoje em dia temos muitos problemas com o foco das crianças, não sei se foi por causa da Covid, se é por causa das redes sociais ou dos telemóveis, mas elas são cada vez menos ligadas na sala de aula. Para uma aula de línguas elas têm que participar muito, não é uma disciplina em que se sentam só a escrever, elas têm que falar para aprender, e se elas estão distraídas é muito difícil”, explicando que decidiu então agora focar-se nos adultos. “Acho que em Portugal neste momento temos muito investimento, temos muitos estrangeiros a vir e a viver cá. Temos muitas empresas que são especialistas em IA por exemplo, ou tecnologia, sendo que muitos portugueses que trabalham nestas empresas não têm um bom nível de inglês”.
Prosseguindo o seu raciocínio, Lesley diz que o seu slogan é “your expertise your voice in english – sua experiência, sua voz em inglês”, referindo que “as pessoas que já estão top no nível delas, se estiverem a escrever um email podem usar IA. Quando estão a preparar um power point também pode hoje em dia usar IA e tem muitas ferramentas para ajudar, mas quando elas entram numa sala de reuniões têm que falar da mesma forma que estão a escrever, e eu acho que nesta parte é onde eu posso ajudar, porque o sotaque convém ser igual à sua experiência escrita. Estou aqui para aperfeiçoar de forma a que uma pessoa entre numa sala de reuniões e se sinta confortável a falar em inglês da mesma forma como falam o português”, refere.

Lesley entende ainda que “uma pessoa que consiga ter um nível de inglês bastante experiente abre portas por exemplo a uma oportunidade de trabalho que não tenham em Portugal”.
No River English, Lesley trabalha individualmente, “as pessoas explicam o que pretendem aperfeiçoar e nós trabalhamos nesse sentido. Também podemos começar a ensinar inglês do zero”.
A gerente explica também que no River English existem três opções diferentes para os interessados: “Dispomos de um espaço físico em Rio Maior, fazemos deslocações, e temos a opção das aulas online através da plataforma zoom, ou outras”.
Recentemente Lesley Fraser Andrade tirou o curso de Formação de Formadores, indo agora inicial diversos cursos na Escola Profissional de Rio Maior, o primeiro a ter início já no dia 24 de setembro: MasterClass Gratuita – Aprender Inglês com Inteligência Artificial, cuja inscrição pode ser feita através deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeiMcM_qNx2RfATIpXNTL8PLKw_HUZc6SrzrLJP0gzDVVOczw/viewform
A finalizar, Lesley diz estar muito ansiosa para iniciar estes cursos. “É também uma oportunidade de conhecer mais pessoas e elas conhecerem também o meu trabalho”, concluiu.
O River English situa-se no n.º 15 da Rua Coral e Orquestra Típica de Rio Maior, 2040-181 Rio Maior, podendo ser contacto pelo n.º +351 926 944 129, ou pelo e-mail: riverenglishportugal@gmail.com
Saiba mais em:
linkedin.com/in/river-english-coaching
instagram.com/riverenglishportugal?igsh=egi5ytcynw44b2nj
https://www.facebook.com/profile.php?id=61584127613252














