
O concurso Rainha das Adiafas voltou a ser um dos pontos altos da 27.ª edição das Adiafas e do XXIII Festival Nacional do Vinho Leve, no Cadaval. Maria Serafim foi eleita Rainha das Adiafas 2026, arrecadando também o Prémio Fotogenia.
O título de 1.ª Dama de Honor foi atribuído a Mariana Fialho, enquanto Renata Oliveira recebeu a distinção de 2.ª Dama de Honor.
O prémio Mais Popular, escolhido através de votação online, foi também atribuído a Mariana Fialho, enquanto Sofia Araújo conquistou o Prémio Simpatia, atribuído pelas restantes candidatas.
A gala, que decorreu no último dia das Adiafas, contou com a participação de sete candidatas e foi apresentada por Sara Sousa Pinto e Nuno Eiró. Perante uma plateia repleta de familiares, amigos e público em geral, o evento voltou a proporcionar uma noite de elegância, emoção e celebração.
A avaliação das candidatas esteve a cargo de um júri constituído por Catarina Fernandes (Rainha das Adiafas 2025), Carolina Sousa (2.ª Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal 2026), Dulcineia Ramos (professora universitária ligada ao meio artístico e à comunicação), Pedro Lourenço (membro da Associação de Municípios Portugueses do Vinho) e Tânia Matos (designer de moda do concelho do Cadaval).
A preparação das candidatas contou com a colaboração das cabeleireiras Madalena Madlook e Sofia Coelho, da maquilhadora Verónica Rocha e das lojas Mundicores|Marymada e Kuka Pazza, que asseguraram o vestuário e a coordenação das candidatas.














