
A Câmara Municipal de Santarém e a Academia Militar homenagearam hoje, 6 de janeiro, o Marquês Sá da Bandeira, pelo 150º aniversário da sua morte.
A iniciativa teve início no Salão Nobre do Município de Santarém, com uma receção ao Comandante da Academia Militar, Major-General Afonso Calmeiro, por parte de João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, do Vice-Presidente Emanuel Campos e da Vereadora Teresa Ferreira.
Na ocasião, João Teixeira Leite agradeceu a “presença do Comandante da Academia Militar e destacou a importância que têm na história de Santarém e do País, figuras como as do Marquês Sá da Bandeira e do Capitão Salgueiro Maia”.
Acompanhados pelo Executivo Municipal, por familiares do homenageado, o Coronel Pedro Duarte da Graça, do Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana, e representantes da Liga dos Combatentes de Santarém, o Presidente do Município de Santarém e o Comandante da Academia Militar, colocaram uma coroa de flores, junto à sua estátua, na Praça Marquês Sá da Bandeira, seguida de uma alocução evocativa da personalidade, vida e obra do militar e estadista.
A comitiva seguiu para o Cemitério dos Capuchos, para a cerimónia de colocação de uma coroa de flores, no túmulo do Marquês Sá da Bandeira.














