
Com o objetivo de levar cor, magia e histórias inspiradoras às crianças internadas, o Município de Óbidos avançou recentemente com a doação de um conjunto de livros ao Serviço de Pediatria do Hospital de Caldas da Rainha, da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS Oeste).
Os livros irão reforçar a biblioteca do hospital, e foram entregues no contexto do Festival Latitudes – Literatura e Viajantes, que terminou no passado domingo, 16, e ainda do “Mês dos Afetos”, que se celebra durante todo este mês de fevereiro.
“Acreditamos no poder da leitura para transformar momentos e tornar os dias mais leves. Com esta iniciativa, queremos proporcionar às crianças e às suas famílias um refúgio de imaginação e alegria, tornando a estadia no hospital um pouco mais acolhedora. Um pequeno gesto, mas que pode fazer muita diferença”, refere Margarida Reis, vereadora com o pelouro da Saúde e Bem-Estar no Município de Óbidos.
“Viajar cá dentro e estar próximo daqueles que necessitam do nosso apoio é, para nós, uma felicidade. Estamos no ‘Mês dos Afetos’ e essa foi também uma das razões pelas quais a entrega aconteceu, nesta data. Estes livros são de Óbidos, escritos por crianças de Óbidos, pertencendo, alguns deles, ao projeto ‘Escolas que se Abraçam’”, um programa internacional que incentiva a leitura e a escrita em escolas públicas de países de língua portuguesa.
Elsa Baião, presidente do Conselho de Administração da ULS Oeste, agradeceu a iniciativa, “muito importante para a população que está aqui [no hospital], numa situação de fragilidade, de isolamento”.
“Este é um local de doença mas também de alegria, onde queremos que as crianças e os seus familiares se sintam bem”.
Em março, o município conta doar mais livros, desta feita à Unidade de Saúde de Óbidos.
