Os Grupos de Dadores Benévolos de Sangue do concelho de Santarém vão receber, este ano, um apoio financeiro de 13.590 €.
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, destacou que “somos o Concelho que tem mais grupos de dadores de sangue” e enalteceu o “trabalho desenvolvido por estes grupos ao contribuírem de forma integral e benévola na recolha de sangue e na sensibilização para a necessidade permanente da recolha deste”.
Este apoio decorre das candidaturas efetuadas pelos grupos, ao abrigo do Regulamento Municipal n.º 178/2016, de 19 fevereiro, com as alterações introduzidas pelo Aviso n.º 1062/2023, de 16 janeiro, e visa facilitar as atividades promovidas por cada grupo de âmbito recreativo, na promoção e na angariação de dadores benévolos.
Estas associações desenvolvem a sua ação na área da promoção da saúde, desenvolvendo ações de sensibilização e esclarecimento sobre a dádiva de sangue e promovendo iniciativas de colheita de sangue. Estas iniciativas assumem-se como um importante contributo para o reforço da participação cívica dos cidadãos, procurando responder, desta forma, às necessidades das reservas de sangue.