Nos dias 16 e 17 de novembro decorreu na cidade dos Templários a primeira prova do Campeonato Distrital de Natação Absolutos, nas categorias juvenis, juniores, e seniores, e jornada de apuramento de infantis.
A prova teve lugar nas piscinas municipais de Tomar, com organização da ANDS em parceria com a Federação Portuguesa de Natação, IPDJ e o Município de Tomar.
Participaram um total de 180 atletas, de 12 clubes do Distrito, em 37 provas individuais e 12 estafetas.
O Clube de Natação de Rio Maior (CNRM) esteve presente com 18 atletas das categorias infantis, juvenis, juniores e seniores, que foram acompanhados pelo seu treinador Diogo Simões.
Os atletas riomaiorenses estiveram ao mais alto nível na representação do clube, tanto nas provas individuais como nas estafetas, subindo por diversas vezes ao podium e arrecadando várias medalhas.
Conseguiram também melhorar os seus tempos e recordes pessoais, com alguns atletas a atingirem os tempos mínimos de apuramento exigidos para os Campeonatos Zonais.
O CNRM contabilizou 51 medalhas, e no ranking de clubes medalhados a nível distrital, subiu do 6° lugar, que tinha obtido na época 2023/24, para o 3° lugar.
Foram 21 medalhas de ouro, 11 medalhas de prata, e 19 medalhas de bronze.
Este resultado é esforço do trabalho conjunto de atletas e treinadores, e demonstram que as opções e decisões tomadas por Diogo Simões e Rodrigo Batista, novos treinadores do clube, em termos de treinos e relacionamento com o grupo têm sido acertadas e muito produtivas.
Segundo Diogo Simões “a equipa encontra-se agora mais coesa e motivada, com um espírito de grupo e de competição mais forte, o que, em conjunto com a forma como todos temos trabalhado, muito tem contribuído para estes resultados, tornando a equipa mais forte”.
Diogo afirmou que “apesar da natação ser maioritariamente um desporto individual temos de olhar para os atletas como um todo, nunca individualmente e sempre sem deixar ninguém para trás. Saber motivar cada um, dar aquela palavra ou abraço de motivação e apreço é obviamente importante, mas sem equipa, sem o envolvimento de todos, sem espírito de grupo, é muito difícil obter bons resultados de conjunto”.
Disse ainda que “estamos todos de parabéns, foi bonito ver o envolvimento e cumplicidade de todos os atletas sem excepção, e a forma como todos apoiaram cada membro da equipa, puxando pelos colegas em cada prova, o que me recordou muito o ambiente do clube nos meus tempos de atleta no CNRM.”
Já Rodrigo Batista referiu que “cada treino, cada esforço, cada braçada foi um passo para os atletas atingirem os resultados deste fim de semana. A jornada ainda está no princípio, e é repleta de desafios cada vez maiores, mas o futuro é promissor e as conquistas estão ao alcance de quem nunca desiste”.
Os familiares e os apoiantes dos atletas Riomaiorenses presentes no evento mostraram-se muito felizes com os resultados e reconheceram que se sente um novo alento e alegria na secção de natação que todos, atletas, treinadores, presidente, direção e pais, esperam que perdure por muitas épocas.
RESUMO MEDALHADOS
JUVENIS
Daniel Jorge | 200Livres – Bronze, 400Livres – Prata, 800Livres – Prata, 1500Livres – Prata, 400Estilos – Ouro, 4x100Livres Estafetas misto – Prata
Tiago Barra | 400Livres – Bronze, 800Livres – Bronze, 1500Livres – Bronze, 4x100Livres Estafeta misto – Prata
Pedro Costa | 50Livres – Prata, 200Costas – Prata, 4x50L Estafeta – Ouro, 4x100Livres Estafeta misto – Bronze
Gabriel Ramos | 100Costas – Bronze, 4x100Livres Estafeta – Bronze
Lara Silva | 50Livres – Ouro, 400Livres – Bronze, 1500Livres – Bronze, 100Costas – Ouro, 200Costas – Bronze, 100Estilos – Bronze, 4x100Livres Estafeta misto Bronze, 4x100Estilos Estafeta misto – Prata
Débora Santos | 50Costas – Prata, 100Costas – Prata, 4x100Livres Estafeta misto – Bronze, 4x100Estilos Estafeta misto – Prata
JUNIORES
Alexandre Morari | 50Livres – Ouro, 100Livres – Ouro, 200Costas – Ouro, 100Mariposa – Ouro, 100Estilos – Ouro, 200Estilos – Ouro, 400Estilos – Ouro, 4x50Livres Estafeta – Ouro, 4x100Livres Estafeta – Ouro, 4x100Eestilos Estafeta – Ouro
Leonardo Silva | 50Livres – Bronze , 200Livres – Bronze, 1500Livres – Bronze, 4x100Livres – Ouro , 4x100Estilos – Ouro
Alice Agostinho | 50Costas – Bronze
Laura Costa | 200Livres – Bronze, 1500Livres – Bronze, 50Bruços – Ouro, 100Bruços – Ouro , 200Bruços – Ouro, 100Mariposa – Bronze , 100Estilos – Bronze
SENIORES
Guilherme Gaboleiro | 50Livres – Prata, 50Costas – Ouro, 50Bruços – Ouro, 100Bruços – Prata, 50Mariposa – Ouro, 100Estilos – Bronze, 4x50Livres – Ouro, 4x100Livres Estafeta – Ouro, 4x100Estilos Estafeta – Ouro
Ruben Carreira | 200Livres – – Ouro, 100Costas – Ouro , 4x50Livres Estafeta – Ouro, 4x100Livres Estafeta – Ouro, 4x100Estilos Estafeta – Ouro.