Este verão, a “H2O” – Associação de Jovens de Arrouquelas, no concelho de Rio Maior, está preparada para receber mais de duzentos jovens de diversas partes do mundo, dando início a uma série de projetos internacionais inovadores e sustentáveis.
Desde junho, a associação tem sido um ponto de encontro para jovens empenhados em fazer a diferença, começando com o projeto “Eco Youth: Crafting Sustainable Youth Work” e continuando com mais três iniciativas notáveis.
“Eco Youth: Crafting Sustainable Youth Work”
O verão começou com o Training Course “Eco Youth: Crafting Sustainable Youth Work”, um projeto desenvolvido no âmbito da acreditação Erasmus+. Realizado de 24 de junho a 2 de julho, este curso reuniu cerca de 30 jovens de países como Bulgária, Chéquia, Hungria, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Croácia, Turquia, Macedónia do Norte, Itália e Eslováquia. O foco foi o desenvolvimento sustentável, alinhado com o objetivo “Europa Verde Sustentável” da Estratégia Europeia para a Juventude. Durante este período, os participantes discutiram e desenvolveram estratégias para promover a sustentabilidade nas suas comunidades.
“Acampar para Capacitar”
Entre 10 e 13 de julho de 2024, a H2O realizou com o seu parceiro Centro de Educação Especial “O Ninho”, a atividade “Acampar para Capacitar” no município do Fundão.
Este projeto ofereceu a pessoas com deficiência a oportunidade de participar em atividades desportivas e recreativas, incluindo o campismo na natureza. Cerca de 40 participantes estiveram envolvidos, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais, autonomia e espírito de entreajuda
“Um Novo Olhar Sob Arrouquelas”
De 6 a 17 de julho, a H2O, em parceria com o IPDJ – Instituto Português da Juventude e do Desporto, desenvolveu o Campo de Trabalho Internacional “Um Novo Olhar Sob Arrouquelas”. Este projeto acolheu mais de uma dezena de jovens de Espanha, Portugal, Itália, México, entre outros. O objetivo principal foi a construção de um Jardim Panorâmico para a aldeia de Arrouquelas, incluindo um baloiço. Além disso, o projeto visa dinamizar atividades interculturais, promover a partilha de conhecimentos entre diferentes culturas, envolver a população local e criar um espaço acolhedor e atrativo para os jovens. A iniciativa também destaca a importância do uso de materiais reutilizados e reciclados, promovendo a sustentabilidade.
“A Floresta é a Nossa Casa”
De 25 de julho a 25 de agosto, a H2O realizará o projeto de voluntariado ESC Teams (Equipas Corpo Europeu de Solidariedade) intitulado “A Floresta é a Nossa Casa”. Este projeto contará com 10 participantes de Itália, Chéquia, Suécia, Geórgia, Espanha, Jordânia, Roménia e Rússia. O foco principal é ajudar Arrouquelas a preservar a sua floresta circundante e prevenir incêndios.
Os voluntários estarão envolvidos em atividades de limpeza, pintura, vigilância florestal, sessões de aprendizagem e visitas culturais. Este projeto não só contribuirá para a proteção ambiental, mas também promoverá uma atitude ecológica entre os jovens e fortalecerá o dinamismo intercultural.
“Erasmus+ A Conectar a Juventude Europeia Através do Desporto”
Em setembro, a H2O desenvolverá o projeto original e criativo de intercâmbio internacional de jovens “Erasmus+ A Conectar a Juventude Europeia Através do Desporto”.
Este projeto será realizado na pequena aldeia de Arrouquelas, conhecida como a aldeia mais europeia de Portugal, com cerca de 600 habitantes. Jovens de 18 a 30 anos, provenientes de países como Grécia, Lituânia, Estónia, Polónia, Itália e Alemanha, explorarão a diversidade cultural da Europa sob uma perspetiva de tolerância.
Durante 10 dias, os participantes se envolverão em atividades desportivas, visitas de estudo e debates, promovendo a compreensão intercultural e a união entre as nações.
“Youth-powered transformation: Unleashing learning potential”
No mês de outubro, durante dez dias, a “H2O” desenvolverá outra formação internacional, o Training Course “Youth-powered transformation: Unleashing learning potential”.
Esta formação terá diversos temas, como a capacitação de organizações para melhorar o trabalho juvenil com jovens NEET (não empregados, não estudantes e não em formação) através da educação não formal e boas práticas; capacitação de trabalhadores jovens para o voluntariado local e europeu, com foco na auto-aprendizagem; e capacitação de jovens NEET locais para superar desafios e seguir paixões, incluindo a iniciação de novos projetos.
Programas Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas e Geração Z
Além dos projetos internacionais, a associação, em conjunto com o IPDJ, desenvolverá os programas Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas (VJNF) e Geração Z, destinados a jovens entre os 14 e 30 anos, de 8 de julho a 9 de setembro.
O VJNF tem como objetivo preservar a natureza ao redor de Arrouquelas e criar agentes ativos preparados para agir em caso de incêndios. Os voluntários devem alertar para incêndios, identificar e denunciar comportamentos de risco, criar campanhas de sensibilização para a preservação da natureza e manter os espaços verdes limpos.
O programa Geração Z será subdividido em três subprojectos (Criar e Partilhar; A Sorte de Ter Liberdade; Os Outros e Eu), que decorrerão quinzenalmente de 8 de julho a 9 de setembro. Os jovens poderão ajudar pessoas necessitadas, desenvolver novas habilidades enquanto ajudam outras associações, dar nova vida a materiais, organizar atividades de integração comunitária e trocar correspondência com a população sénior.
Também terão a oportunidade de conhecer histórias sobre a vida em ditadura, a revolução e a liberdade conquistada após esse período histórico, através de entrevistas e vídeos curtos para as redes sociais.
Corpo Europeu de Solidariedade e Estágios IEFP
A associação também está envolvida em dois projetos de longo prazo do Corpo Europeu de Solidariedade com jovens da Rússia e um projeto de curto prazo com jovens da ilha francesa de Guadalupe. Além disso, a “H2O” está também, em conjunto com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, a desenvolver dois estágios profissionais dentro do programa Contrato Emprego – Inserção.
Edificação da Sede Social
Esta associação de jovens do concelho de Rio Maior está também na fase final da construção da sua futura sede social. Em 2022 iniciou este grande projeto da edificação da sua nova Sede Social, que neste momento já conta com a fase estrutural terminada e com um gasto de 200 000€.
A edificação da Sede Social tem sido um projeto pensado e refletivo sobre o que a associação pretende para o seu novo espaço associativo, tentando ser abrangente e dinâmico, indo de encontro às necessidades da Organização e também da comunidade.
Entusiasmada com os projetos deste Verão, a “H2O” promete deixar um impacto duradouro em Arrouquelas e nos participantes. A Associação realça que nenhum destes projetos seria possível sem o apoio dos seus parceiros: Município de Rio Maior, Biblioteca Municipal de Rio Maior, Agência Nacional Erasmus+, Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, IPDJ – Instituto Português da Juventude e do Desporto, IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Arrouquelas, PANPOR, Nobre, Quinta da Badula, Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva e CEE – O Ninho.