Três pessoas morreram e, até ao momento outras três estão desaparecidas, na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca com, alegadamente, 17 tripulantes a bordo, a uma milha náutica, cerca de dois quilómetros, de terra, entre a praia de São Pedro de Moel e a praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, desconhecendo-se para já as causas que estiveram na origem do acidente.
Na sequência de um alerta recebido pelas 04h33 pelo Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, foram de imediato iniciadas buscas através de quatro embarcações de pesca que se encontravam nas proximidades.
Foram ativadas duas embarcações da Estação Salva-vidas da Nazaré e da Figueira da Foz, uma equipa de vigilância aérea do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.
Para o local deslocaram-se ainda elementos do Projeto “SeaWatch”, da Autoridade Marítima Nacional, e o Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima.
Até ao momento, foram resgatadas 11 pessoas com vida e recolhidas três sem vida, estando a decorrer as operações de busca pelos três desaparecidos, coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Nazaré.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e encontra-se a prestar apoio.
O Primeiro-Ministro Luís Montenegro «lamenta profundamente o naufrágio de uma embarcação de pesca entre a praia de São Pedro Moel e a Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, ocorrido esta madrugada, e a consequente perda de vidas», refere o Gabinete do Primeiro-Ministro em comunicado.
Luís Montenegro também «apresenta sentidas condolências às famílias das vítimas nesta hora de pesar» e louva ainda «o pronto e pleno empenho das autoridades de socorro nas buscas e no resgate da tripulação».
A embarcação naufragada, «Virgem Dolorosa», era uma traineira com 17 pescadores a bordo, dos quais 11 foram resgatados com vida e três sem vida, estando desaparecidos outros três.
O naufrágio da traineira registada no porto da Figueira da Foz ocorreu durante a madrugada.
Entretanto, o Município da Marinha Grande encontra-se a colaborar com a Autoridade Marítima Nacional nas operações de resgate dos três tripulantes que se encontram desaparecidos, da embarcação Virgem Dolorosa.
Dos 17 tripulantes que seguiam a bordo, 3 foram encontrados sem vida, 11 foram resgatados (alguns dos quais receberam assistência hospitalar) e 3 continuam desaparecidos.
As buscas estão a ser desencadeadas com meios terrestres, aéreos e aquáticos, pela Autoridade Marítima Nacional e pela Força Área Portuguesa.
A embarcação de pesca, de 24 metros de comprimento e 6 metros de largura, saiu do Porto da Figueira da Foz às 00h12 do dia 3 de julho, tendo deixado de emitir sinal de navegação depois das 03h00 e cuja ausência terá sido sinalizada por outros barcos que se encontravam nas imediações, depois das 04h00.
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, que se encontra no local com elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil, “lamenta este acidente e endereça as sentidas condolências às famílias das vítimas”.