O “Troféu Joaquim Agostinho – 47.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras” voltou a percorrer estradas oestinas entre os dias 11 e 14 de julho, tendo a derradeira etapa da prova terminado no alto da Serra de Montejunto.
O venezuelano Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) sagrou-se vencedor desta edição, embora Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) tenha arrecadado a vitória na terceira e última etapa, uma ligação de 171 kms entre Atouguia da Baleia e o alto da Serra de Montejunto.
Antes da chegada à meta, a 638 metros de altitude, Vale Francas, Adão Lobo, Cadaval, Casal Cabreiro, Chão de Sapo, Pragança, Vilar e Avenal foram os locais do concelho do Cadaval atravessados pelos ciclistas nesta “etapa rainha”.
Dinis Duarte, Vereador do Desporto do Município do Cadaval, assim como Paulo Duarte, Tesoureiro da Junta de Freguesia de Vilar, participaram na cerimónia de entrega de prémios e encerramento da prova que homenageia o mais carismático ciclista português de todos os tempos, no ano em que se assinalam 40 anos do seu falecimento.
Esta é a competição portuguesa de ciclismo que há mais anos consecutivos integra o calendário Mundial da Union Cyclist Internacionale (UCI), contando com a participação de 17 equipas, entre 9 profissionais portuguesas, três espanholas, uma francesa, uma australiana e mais três equipas lusas de sub-23, num total de 119 ciclistas.