

Realizou-se na última quinta-feira, 5 de junho, uma sessão promovida pela equipa de Pedopsiquiatria da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), dirigida à equipa de enfermeiros do Serviço de Urgência Pediátrica. O encontro teve como tema central “Saúde Mental – Estratégias para a abordagem à criança/jovem com alterações graves de comportamento em contexto de urgência de pediatria”.
A iniciativa surge em resposta à crescente preocupação com a saúde mental das crianças e jovens, face às rápidas transformações sociais, tecnológicas e culturais que impactam diretamente o seu desenvolvimento e bem-estar. Com o aumento expressivo de casos de comportamentos autolesivos, tentativas de suicídio e alterações graves como impulsividade e agressividade, torna-se urgente fortalecer a articulação entre os serviços de saúde. O objetivo é garantir uma abordagem individualizada, diferenciada e humanizada, acompanhando também as famílias para promover ambientes seguros, saudáveis e capacitar os cuidadores.
Neste contexto, a sessão destacou a importância de uma articulação próxima entre as diferentes respostas de saúde, para garantir uma abordagem individualizada, diferenciada e humanizada. O objetivo é assegurar não só o acompanhamento das crianças e jovens, mas também o apoio às suas famílias, promovendo ambientes seguros, saudáveis e a capacitação familiar.
Durante a iniciativa, foram partilhados conhecimentos e experiências práticas, permitindo às equipas identificar desafios comuns e encontrar soluções que promovam a melhoria contínua e reforcem a capacidade de resposta do serviço.
