

O Executivo Municipal de Alcanena e a Administração da Aquanena remeteram ao Conselho de Administração do Banco Santander Totta um ofício, através do qual manifestam o seu “profundo lamento, estupefação e veemente repúdio pela decisão unilateral de encerrar o balcão do Banco Santander Totta na vila de Alcanena, a partir do dia 12 de dezembro de 2025”.
De acordo com a autarquia alcanenense, “além de se considerar que o legado histórico e a relação de confiança construída ao longo de sete décadas são ignorados em nome de meros critérios de otimização operacional, esta decisão demonstra um total desinteresse e falta de sensibilidade para com o esforço e a estratégia de desenvolvimento robusta que o Executivo Municipal tem vindo a implementar ativamente desde 2021, sendo inaceitável que, perante o esforço de investimento público e privado que está a ser canalizado para Alcanena, uma instituição com a história e dimensão do Santander Totta decida abandonar a comunidade desta forma”.
A autarquia entende ainda que “o encerramento do balcão de Alcanena não só retira um serviço essencial aos nossos munícipes mais idosos e menos digitalizados, mas também envia um sinal nefasto aos novos investidores e às novas famílias, que procuram no nosso concelho segurança e serviços bancários de proximidade e qualidade”.
Face ao exposto, o Executivo Municipal e a Presidência do Conselho de Administração da Aquanena “irão solicitar formalmente o fecho de todas as contas no Banco Santander Totta, até à data do encerramento anunciado”.













