A Praia Fluvial de Aldeia do Mato recebe pela 14ª a Bandeira Azul, tendo também hasteado a bandeira de Praia Acessível e é também galardoada com a bandeira “Qualidade de Ouro”, atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. A classificação de praia com “Qualidade de Ouro” é atribuída pela Quercus no início de todas as épocas balneares às praias que cumprem com os critérios “qualidade de água excelente” nas cinco épocas balneares anteriores à última.
No caso da Praia Fluvial de Fontes, a funcionar desde 2018, este é a sexta vez que recebe a Bandeira Azul, sendo que esta praia fluvial recebeu este galardão pela primeira vez em 2019. A Praia Fluvial de Fontes está classificada como água balnear de qualidade excelente desde 2021, pelo que ainda não perfez as cinco épocas balneares anteriores à última para poder vir a ser galardoada com “Qualidade de Ouro”. Neste caso, se a água continuar a manter a qualidade excelente, como até agora, o Município de Abrantes tem a expetativa da Praia Fluvial de Fontes poder vir a obter a referida distinção no ano de 2027.
O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, e o Presidente da União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, Álvaro Paulino, juntamente com os empresários responsáveis pelas respetivas concessões hastearam a Bandeira Azul na Praia Fluvial de Aldeia do Mato, seguindo-se o hastear da Bandeira Azul na Praia Fluvial de Fontes.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes congratulou-se com as duas Bandeiras Azuis do Concelho de Abrantes e destacou que “são duas estruturas capazes de responder às necessidades dos seus utilizadores, hoje já vemos aqui centenas de pessoas, quer do concelho, quer de fora que nos procuram neste espaço natural extraordinário” e salientou que “queremos retomar a ideia de podermos ter mais uma ou duas praias nos próximos anos, devidamente credenciadas e com condições para quem nos visita”. O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes destacou ainda a questão da segurança nas praias fluviais do concelho de Abrantes, salientando que as mesmas cumprem todas as regras e têm nadadores-salvadores, mas que “todos os utilizadores devem cumprir as regras e ter comportamentos de segurança”.
A Bandeira Azul é um certificado de qualidade ambiental que distingue o esforço de diversas entidades, no sentido da melhoria do ambiente marinho, costeiro, fluvial e lacustre e é atribuída anualmente às zonas balneares e marinas que cumpram um conjunto de critérios nas áreas da informação, educação e gestão ambiental, segurança e serviços, qualidade da água balnear, responsabilidade social e envolvimento comunitário.
As praias fluviais de Aldeia do Mato e de Fontes dispõem de um conjunto de estruturas de apoio aos banhistas e visitantes.