
Até ao próximo dia 9 de março, a Feira de S. Matias está de regresso ao Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo, com a presença de expositores de venda a retalho, comercialização de produtos alimentares e equipamentos de diversão e o regresso da Mostra de Atividades Económicas, que decorre entre os dias 21 e 23 de fevereiro.
A animação musical, com espetáculos de entrada gratuita, continua a ser uma aposta forte na Feira de S. Matias com a atuação de artistas do panorama musical português: Augusto Canário, Rouxinol Faduncho, Rosinha e os Mini-Break.
Os mais novos não foram esquecidos e haverá dois espetáculos infantis nos domingos de março: um com o Professor Idalécio e outro com o Palhaço Sorriso.
Durante a Feira de S. Matias realizar-se-ão duas festas destinadas aos jovens, nas sextas-feiras de 28 de fevereiro e de 7 de março, que serão dinamizadas pela Associação Juvenil Rossiense e pelas Associações de Estudantes dos estabelecimentos de ensino do concelho.
As atividades desportivas também vão marcar presença na Feira de S. Matias com a realização de duas caminhadas, e demonstração de artes marciais, ténis de mesa e teqball, às quartas-feiras.
Terá lugar ainda uma iniciativa dedicada aos mais idosos e em particular às Instituições Particulares de Solidariedade Social, a iniciativa “A Menina Dança”, a ter lugar no dia 25 de fevereiro, a partir das 14h30, no espaço da realização da Mostra de Atividades Económicas.
Este ano, voltamos a ter a Mostra de Atividades Económicas, numa organização do Município de Abrantes em parceria com a Associação Comercial e Empresarial, a Associação de Agricultores, a NERSANT, TAGUS-RI e Tagusvalley.
A Mostra de Atividades Económicas realiza-se de 21 a 23 de fevereiro e conta com a presença de 30 entidades do concelho de Abrantes (artesãos, agentes turísticos, empresas do ramo imobiliário, instituições de ensino, Centro de Emprego e Formação Profissional, gabinetes de bem-estar, ótica, metalomecânica, entre outras).
Neste fim de semana, em simultâneo com a Mostra, irão decorrer diversos workshops, nomeadamente:
– Dia 22 de fevereiro, às 15h30, CR Inove – Catalisador Regional de Inovação da Região Centro, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro;
– Dia 22 de fevereiro, às 16h30, “Como criar o seu negócio de produção de alimentos? – Desmistificar a criação de empresa, o licenciamento industrial e a higiene e segurança alimentar”, pelo Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia;
– Dia 23 de fevereiro, às 15h, “Criar uma pregadeira”, por Catarina Assunção (Planeta Aproveita);
– Dia 23 de fevereiro, às 16h, “Grooming em casa: técnicas de grooming ao alcance de todos”, por Diana Serrano (Spa do Pet).
A Feira de S. Matias conta, este ano, com a participação de 40 expositores:
– 15 expositores na venda a retalho (quinquilharias, cestaria e artigos em verga, malas têxteis, loiça, calçado, cutelaria, …);
– 11 instalações amovíveis de comercialização de produtos alimentares na zona de restauração e bebidas (farturas, pipocas, algodão doce, pão com chouriço, hambúrgueres);
– 13 equipamentos de diversão (destinados ao público em geral, infantil e familiares) onde se mantem a roda panorâmica, juntamente com 6 divertimentos infantis, 3 familiares e 4 radicais;
– 1 expositor de máquinas e equipamentos agrícolas.
Na inauguração do certame, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, agradeceu a todos os operadores que estão presentes na feira e recordou que “durante vários anos, esta Feira secular circulou por vários locais da cidade, mas é aqui que entendemos que é o local com mais segurança para os cidadãos, em Rossio ao Sul do Tejo, onde, onde, pela requalificação dos margens do rio e todo o cenário que tem, é o local indicado para a realização da Feira de S. Matias”. “A Feira teve, ao longo da sua vida, diferentes dinâmicas de gestão e organização e hoje as feiras são diferentes de há 20 anos atrás e por isso estamos a introduzir novos elementos para captar mais visitantes, como a animação musical”, explicou Manuel Jorge Valamatos dizendo que são esperados milhares de visitantes na secular feira.
A Feira de S. Matias funcionará de segunda a quinta-feira, das 14h às 22h; às sextas-feiras, das 14h à 01h; aos sábados, entre as 12h e a 01h; e aos domingos, entre as 12h e as 22h.
