
Joana Sousa, aluna do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, de Rio Maior, desenvolveu, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional (PAP), um projeto inovador denominado “Raízes dos Monizeiros”, que pretende dar nova vida à pequena, mas cativante aldeia de Casais Monizes, na freguesia de Alcobertas.
Como parte deste projeto, a jovem lançou um podcast no Spotify, também intitulado “Raízes dos Monizeiros”, cujo objetivo é promover as melhores histórias e a vivência da aldeia, através de conversas com os seus habitantes – os Monizeiros –, proporcionando-lhes um espaço onde as suas memórias e experiências podem ser eternizadas.
O podcast conta com treze episódios, dos quais oito já foram lançados, sendo atualmente ouvidos em Portugal, Alemanha, França, Suíça e Bélgica.
Episódios já disponíveis:
Episódio 1 – Recuperar Memórias com Cátia Martinho – uma viagem às memórias de infância na aldeia.
Episódio 2 – Travessuras de Carnaval com Mário Sousa – as aventuras vividas em Casais Monizes nesta época festiva.
Episódio 3 – Vozes do Ultramar com Manuel José Sousa – um testemunho emotivo de um ex-soldado sobre a Guerra da Libertação.
Episódio 4 – Jovens Negócios com Diva Sousa – o mundo da estética em Casais Monizes.
Episódio 5 – Casais Monizes da Atualidade com Tomás Sousa – a infância e as brincadeiras na aldeia nos dias de hoje.
Episódio 6 – O Segredo do Sucesso com Adriana Antunes – a importância dos negócios familiares no desenvolvimento local.
Episódio 7 – Estudantes de Turismo com Bernardo Sousa – a visão de dois jovens sobre o futuro do turismo na aldeia.
Episódio 8 – Memórias na Casa do Canto com Fátima Martins – o papel do empreendedorismo feminino no alojamento local.
Além do podcast, Joana Sousa tem apostado na dinamização turística da aldeia, promovendo atividades diferenciadas. No passado dia 11 de março, organizou uma caminhada de 10 km em Casais Monizes, guiando os participantes pela história local e dando a conhecer a fauna e flora da aldeia. Além disso, nos próximos dias 22 e 23 de março a aluna irá dinamizar uma exposição de materiais, relatos e informações sobre a identidade e a história de Casais Monizes. O evento terá lugar no salão pequeno da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Casais Monizes (ACRD), entre as 11h00 e as 19h00. A exposição culminará com a tradicional Festa das Sopas, integrada na celebração do aniversário da Associação. O acesso à Festa das Sopas tem um custo de 9€ por adulto e de 5€ por criança até aos 12 anos e conta com sopas e sobremesas à descrição e muita animação.
A jovem estudante tem-se dedicado à valorização das tradições, usos e costumes da aldeia, garantindo que perdurem e sejam transmitidos de geração em geração. Com as iniciativas que promove, tanto presencialmente como através do podcast, Joana Sousa pretende atrair um maior número de visitantes a Casais Monizes, reforçando a identidade cultural e potenciando a oferta de animação turística local.
Os episódios de podcast estão disponíveis em https://open.spotify.com/show/3l43C0IoC8GiXNiiRim3Bi?fbclid=PAY2xjawJGiHBleHRuA2FlbQIxMQABpsfxgfud8Sm_tnFpjTFlHKyTmtmLyX3ugX0GzscIyQFEp3G62hr6PhjmMg_aem_X2IwXuXAyilEkEsKNrM4kA e podem seguir o projeto da aluna Joana Sousa na página de instagram @raizes.monizeiros_
