
Foi há 13 anos que entraram em funcionamento as duas Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo), dando assim um forte contributo para o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica.
Esta parceria entre a ULS Médio Tejo e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) reforça a assistência às vítimas de doença súbita ou de acidente, possibilitando a assistência por equipas diferenciadas logo no local da ocorrência. Estes dois meios estão integrados na Unidade Hospitalar de Tomar e na Unidade Hospitalar de Torres Novas.
“As ambulâncias SIV da ULS Médio Tejo prestam um serviço muito relevante para a comunidade e por isso existe um grande cuidado da Instituição em garantir as condições para o seu funcionamento”, diz Piedade Pinto, Enfermeira-Diretora da ULS Médio Tejo.
Disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, a tripulação destas ambulâncias é constituída por um enfermeiro, e por um Técnico de Emergência Pré-Hospitalar.
A estatística do funcionamento das Ambulâncias SIV da ULS Médio Tejo é muito significativa: no ano de 2024 foram 2337 saídas. A ambulância SIV de Torres Novas registou 1201, o que corresponde a uma médica diária de 3,3 saídas. Já a ambulância SIV de Tomar deu resposta a 1.136 ocorrências, ou seja, 3,12 saídas em média por dia.
