A ANP|WWF entregou hoje um cheque de 9.000 euros à Associação de Produtores Florestais de Coruche, com o objetivo de premiar as boas práticas florestais, no âmbito do projeto Green Heart of Cork.
O Green Heart of Cork é um projeto da ANP|WWF que atua na conservação da maior mancha de sobreiro do mundo. Desde o início do projeto, já foram entregues 79.000 euros de prémio aos produtores da Associação de Produtores Florestais de Coruche, num total de 45 prémios atribuídos.
Sendo o montado uma das paisagens mais ameaçadas de Portugal, este projeto recompensa os proprietários rurais que investem em boas práticas agroflorestais e, por isso, contribuem para a melhoria dos serviços fundamentais que os ecossistemas prestam, entre os quais a recarga do aquífero da Bacia do Tejo-Sado, responsável por abastecer cerca de 1,5 milhões de pessoas.
Um dos objetivos do Green Heart of Cork é valorizar e incentivar a gestão florestal certificada em Portugal, sendo que no início deste projeto havia menos de 60 mil hectares de montado certificados pelo Forest Stewardship Council – FSC. Atualmente são mais de 154 mil hectares certificados, dos quais cerca de 20% são de membros da Associação de Produtores Florestais de Coruche.
Neste ano, o evento decorreu na Herdade da Torre e Carrascal, em Montemor-o-Novo, e contou com a presença não só dos proprietários beneficiários do projeto, mas também da Jerónimo Martins, empresa que apoia este projeto desde o seu início.