Os Bombeiros do Município de Tomar passaram a contar com dois novos veículos, um tanque tático florestal e uma ambulância, que foram apresentados, no quartel, na na última sexta-feira, 10 de agosto, ao presidente da Câmara.
O primeiro resulta de um contrato de comodato realizado entre o Município e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta no combate aos incêndios rurais, nos territórios onde, face à área florestal, se verifique uma maior carência de veículos. Irá entrar ao serviço após instrução de condução e de manuseamento dos equipamentos, nomeadamente da bomba de incêndio.
A ambulância surge no âmbito da substituição de veículos e equipamentos previstos pelo Município para o corpo de Bombeiros. Trata-se de uma ambulância de socorro, adquirida à empresa Sodicentro – Comércio de Veículos, Lda., e que vem substituir uma das existentes, melhorando assim a resposta e comodidade no socorro aos munícipes. Além dos equipamentos normais de socorro pré-hospitalar, tal como equipamentos de imobilização para situações de trauma e acidentes, monitor de parâmetros vitais e oxigenoterapia, vem equipada com um desfibrilhador automático externo. Entrará ao serviço logo que haja homologação após inspeção técnica do INEM.