
Mesmo nos meses mais frios, a Serra de Montejunto continua a destacar-se pela sua biodiversidade e riqueza natural, como foi possível observar na sessão de amostragem de borboletas noturnas realizada no início deste ano.
Janeiro é tradicionalmente um mês com menor diversidade e número de indivíduos em voo. Ainda assim, registaram-se na sessão 30 exemplares de 15 espécies diferentes, o que reflete a importância desta paisagem protegida para a biodiversidade.
Entre as espécies observadas, destaca-se a Operophtera brumata, uma espécie típica dos meses de inverno, cujo registo é particularmente relevante, sendo um dos poucos conhecidos para toda a região Oeste.
Inserida na Rede de Estações de Borboletas Noturnas e na Rede Regional de Borboletas do Geoparque Oeste, a estação de amostragem da Serra de Montejunto conta com o apoio da Câmara Municipal do Cadaval, num compromisso contínuo com a valorização da biodiversidade e a cooperação em projetos científicos e ambientais que ajudam a conhecer e proteger a fauna e flora locais.
