Por Lusa
Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado na madrugada desta segunda-feira ao largo de Sines, avançou o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, o epicentro do abalo foi registado às 05:11, a 58 quilómetros a oeste de Sines.
O sismo aconteceu a uma profundidade de 10,7 quilómetros, avançou o serviço geológico dos Estados Unidos, o USGS, que estimou uma magnitude de 5,4 na escala de Richter.
Já o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico estimou o sismo como sendo de magnitude 5,1 na escala de Richter, com o epicentro a uma profundidade de cinco quilómetros.
No site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) pode ler-se que “pelas 5:11 desta segunda-feira foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 5.3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 60 km a Oeste de Sines”
O IPMA informa ainda que, de acordo com a informação disponível, “este sismo , não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) na região de Sines, tendo sido sentido com menor intensidade na região de Setúbal e Lisboa”.
O Presidente da República vai reunir-se, pelas 10h00, em Belém, com o primeiro-ministro em exercício, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Paulo Rangel, logo após a reunião deste com a Proteção Civil.
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou à SIC Notícias que não sentiu o sismo, apelando à serenidade e sublinhando que “nada do que é para ser informado será sonegado”. “A informação, como até agora tem sido, será total, por isso verídica”, assegurou. A informação a ser disponibilizada aos portugueses tentará ser a “mais rápida possível”.
Referiu também que as autoridades estão em coordenação e a acompanhar a situação. “Perante estes dados, os portugueses têm razões para encarar com serenidade, com tranquilidade, com normalidade a vida deste dia que está a começar”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
A informação será atualizada ao longo da manhã, designadamente pelo IPMA e pela Proteção Civil.
Na sequência da reunião com a proteção civil, prevista para as 09:00, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, será recebido pelo Presidente da República, em Belém.
O Presidente da República tem estado a acompanhar a situação com o primeiro-ministro e irão reunir, em Belém, logo após o ‘briefing’ que irá decorrer na proteção civil.