
O Município do Cadaval associou-se à campanha nacional “Muito mais do que imagina”, promovida pela RD-Portugal, para sensibilizar a população para o impacto das doenças raras. No dia 28 de fevereiro, data em que se assinala o Dia Mundial das Doenças Raras, a campanha foi divulgada nas plataformas digitais do Município e o edifício dos Paços do Concelho foi iluminado de azul, símbolo de esperança, inclusão e compromisso.
Através desta campanha e de outras iniciativas, a RD-Portugal pretende aumentar a consciencialização sobre as doenças raras e melhorar o acesso ao tratamento e à assistência médica das pessoas com estas condições e das respetivas famílias.

Estima-se que as doenças raras, no seu conjunto, afetem entre 6 a 8% da população portuguesa, o que representa um universo de 600 a 800 mil pessoas. Sensibilizar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce e desenvolver ações que eliminem o estigma associado a estas doenças são passos fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias.
A RD-Portugal é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha para a inclusão social e familiar de pessoas afetadas por doenças raras e/ou deficiências associadas. Atualmente, a instituição reúne 52 associações dedicadas a esta causa. Além disso, integra a ERDERA (European Rare Disease Research Alliance) e é o membro português do Conselho de Alianças Nacionais da EURORDIS.
