Iniciativa permite a famílias em situação de pobreza aceder a medicamentos gratuitos nas farmácias aderentes
Está de volta a Campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”. A 12ª edição desta iniciativa arrancou ontem, 9 de dezembro, e decorre até ao próximo dia 20, em cerca de 500 farmácias aderentes em todo o país.
Todos os cidadãos são convidados a doar o troco das suas compras numa farmácia aderente a esta Campanha ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude. 100% dos donativos angariados irão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.
Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova IMS, 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar.
Para apoiar esta causa basta deslocar-se a uma farmácia aderente ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).
“Apoio esta causa. A solidariedade é o melhor remédio! De 9 a 20 de dezembro vamos todos participar na campanha Dê Troco a Quem Precisa”, apela Filipe Santana Dias, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior.
Só no distrito de Santarém, existe uma rede de 87 farmácias abem: à qual mais de 2367 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos. Desde o início do Programa abem: em 2016, já foram dispensadas 218.864 embalagens de medicamentos apenas neste distrito no âmbito desta iniciativa.
Atualmente, a Rede abem: conta com 17 entidades referenciadoras no distrito de Santarém: Associação Ares do Pinhal, Cáritas Diocesana de Santarém, Junta de Freguesia de Minde, Município da Chamusca, Município de Alcanena, Município de Almeirim, Município de Alpiarça, Município de Constância, Município de Ferreira do Zêzere, Município de Mação, Município de Ourém, Município de Rio Maior, Município de Salvaterra de Magos, Município de Santarém, Município de Torres Novas, Município do Cartaxo e Município do Sardoal.
No concelho de Rio Maior as farmácias aderentes a esta iniciativa são a Farmácia Ferraria Paulino e a Farmácia São João, em São João da Ribeira.
O Programa abem: já apoiou mais de 39 000 beneficiários e já dispensou quase três milhões de caixas de medicamentos.
Os beneficiários do Programa abem: são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por Entidades Parceiras Locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos para si.
A Associação Dignitude emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org