
A equipa do Rugby Clube de Santarém (RCS) que conquistou o título de Campeão Nacional da Primeira Divisão e garantiu a subida à Divisão de Honra do escalão principal do Rugby em Portugal, foi recebido na tarde da última segunda-feira, 26 de maio, numa cerimónia de homenagem que lotou o Salão Nobre dos Paços do Concelho.
João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Alfredo Amante, Vereador do Desporto da CMS, e Nuno Serra, Presidente do RCS, integraram a sessão solene que prestou homenagem aos jogadores que fizeram história ao conquistaram o Campeonato Nacional da Primeira Divisão, a 17 de maio, no Complexo Desportivo do Jamor. Uma cerimónia que foi seguida pelo lançamento da primeira pedra do novo Campo de Rugby. Um investimento orçado em 2,1 milhões de euros, que visa melhorar significativamente as condições para o Rugby Clube de Santarém. O novo Complexo Desportivo, localizado na antiga Escola Prática de Cavalaria, vai incluir, um campo de rugby, balneários, bancadas, ginásio, salas de treino e um campo adjacente.
Na sua intervenção, João Teixeira Leite referiu: “esta que é a sala maior do Município, o Salão Nobre, fizemos questão de receber a nossa equipa, que faz com que hoje Santarém esteja num patamar bem diferente. Fomos campeões no Campeonato Nacional e estamos agora na Divisão de Honra. Somos o Rugby Clube de Santarém, neste momento os embaixadores do desporto a nível nacional, naquela que é uma competição que a todos enche de orgulho, de honra e que nos exige também novas respostas”.
O Presidente da CMS lembrou que “aquilo que hoje está a acontecer em Santarém, para além da história com a vossa garra, com o vosso empenho e com a vossa dedicação que tiveram ao conquistar este título, nós estamos também a fazer história naquele que é o maior investimento de sempre em infraestruturas desportivas. E quis o destino, a feliz coincidência, que esta vossa bravura, refletida na conquista que fizeram, de subir à Primeira Divisão de Honra, pudesse também estar aliado a outro momento que vai ser histórico, vamos ver todos, daqui a pouco, a primeira pedra simbólica da construção e requalificação do Campo de Rugby, há muitos anos ambicionada e que vai, a partir de hoje, ganhar corpo e dimensão num investimento superior a 2 milhões e 200 mil euros, que vai dotar estas vossas instalações, nossas de Santarém, de mais e melhores condições”.
João Teixeira Leite prosseguiu afirmando que “estamos por isso todos convocados, mobilizados, e Presidente Nuno Serra, veja no Município de Santarém aquilo que nós vemos no Rugby, um parceiro constante naquilo que nos move quando falamos de desporto. Quando falamos de desporto, pensamos na qualidade de vida, na saúde e no bem-estar da nossa população. E aquilo que faz com que o Município canalize investimento público, porque sabemos que cada cêntimo investido em desporto é um cêntimo investido em saúde e bem-estar da nossa população”, concluiu
Já no campo do Rugby Clube de Santarém teve lugar a cerimónia de lançamento da primeira pedra, onde fui rubricado um “Documento Comemorativo” que foi enterrado no ato simbólico que marca o arranque dos trabalhos que devem estar concluídos em maio de 2026.
