
No dia 24 de junho, reuniram a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal do Cartaxo, em sessões extraordinárias, em ambas foi aprovado, por unanimidade, o Plano Diretor Municipal (PDM).
O novo instrumento de planeamento prepara o concelho para crescer de forma sustentável e reforça condições para atrair população, empresas e desenvolvimento económico, conforme defendeu o Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, na apresentação da proposta, considerando o PDM “um instrumento estratégico que abre novas oportunidades para a habitação, reforça as áreas destinadas à atividade económica e cria melhores condições para atrair investimento, gerar emprego e promover a qualidade de vida no concelho”.
Aprovado após um longo processo técnico e administrativo, o novo PDM estabelece uma “visão de futuro para o Cartaxo, preparando o território para responder aos desafios das próximas décadas através de um crescimento equilibrado, sustentável e organizado”, afirmou o autarca.
Para o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, trata-se de um momento decisivo para o desenvolvimento do concelho
“Hoje damos um passo decisivo para o futuro do Cartaxo. A aprovação desta revisão do PDM representa mais oportunidades para as famílias, mais capacidade para atrair investimento, mais condições para criar emprego e uma visão clara para o desenvolvimento do nosso território”, afirmou.
Entre as principais alterações previstas destaca-se o alargamento dos perímetros urbanos nas freguesias do concelho, que cria novas possibilidades para habitação e fixação de população. O PDM reforça as áreas destinadas à atividade económica, permitindo acolher novos investimentos e apoiar a expansão das empresas já instaladas no território.
Segundo o autarca, a revisão do PDM foi concebida para responder às necessidades atuais da população, mas também para preparar o futuro do concelho
“Criámos condições para que mais pessoas possam escolher o concelho do Cartaxo para viver, para trabalhar e para investir. Criámos também respostas para muitas famílias que procuram soluções habitacionais e para muitos empresários que aguardam condições mais favoráveis para concretizar os seus projetos”, sublinhou.
A Câmara Municipal destaca que o novo instrumento de planeamento vai além das questões urbanísticas, procurando reforçar a capacidade de resposta do concelho ao nível dos equipamentos coletivos, dos serviços de apoio à população e da qualidade de vida das comunidades.
O processo de revisão do PDM resultou de muitos anos de trabalho, envolveu equipas técnicas municipais, entidades externas e diferentes organismos da Administração Pública. Durante a apresentação, o presidente da Câmara agradeceu o contributo de todos os intervenientes e destacou o papel desempenhado pelos serviços municipais e pelo vice-presidente, Pedro Ferreira Reis, pelo empenho contínuo e pelo propósito que, desde o início, colocou neste trabalho, para que um processo tão complexo e tão longo pudesse ser concluído com sucesso.
Reconhecendo que nenhum instrumento de planeamento resolve, por si só, todos os desafios do território, o autarca considera que a aprovação desta revisão representa um avanço significativo para o desenvolvimento do concelho.
“É um documento construído a pensar nas próximas gerações, com responsabilidade, ambição e compromisso para com todos aqueles que escolhem o Cartaxo para viver, trabalhar e investir.”
Com a entrada em vigor da revisão do Plano Diretor Municipal, o Cartaxo passa a dispor de um instrumento atualizado e orientado para o crescimento sustentável, reforçando a sua capacidade de atrair população, investimento e novas oportunidades de desenvolvimento económico e social.
















