O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, acompanhado pelo vice-presidente da autarquia, Pedro Reis e pelas vereadoras Maria João Oliveira e Maria de Fátima Vinagre, receberam os autarcas e os representantes de instituições, empresas e forças de segurança, assim como, a população e os trabalhadores do Município, que se associaram à Sessão Solene de Comemoração do 209.º Aniversário de Elevação do Cartaxo a Concelho, que decorreu no Salão Nobre do edifício-sede do Município, no dia 10 de dezembro.
Em representação do presidente da Assembleia Municipal do Cartaxo, esteve a Secretária da Assembleia Municipal, Teresa Nogueira, que deixou uma mensagem de otimismo no futuro do Município e felicitou os homenageados com as Medalhas e Diplomas de Mérito.
João Ferreira Heitor fez balanço positivo dos resultados alcançados e declarou ter confiança, que os desafios que o município enfrenta, serão ultrapassados com trabalho árduo e confiança nas pessoas e nas instituições do concelho.
O autarca iniciou a sua intervenção lembrando as repercussões – para famílias e empresas – do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, agravadas pelos novos conflitos que deflagraram ao longo do último ano e até nos últimos dias, que fazem do mundo, da Europa, um lugar instável, com desafios económicos e sociais difíceis de ultrapassar e que afetam o concelho sem que a Câmara Municipal possa intervir diretamente na sua resolução.
Perante este cenário desafiante, o autarca mostrou confiança no trabalho do município para ajudar a enfrentar as dificuldades que se colocam a quem vive, trabalha e investe no concelho – atuando no que é o âmbito das suas competências e possibilidade de intervenção.
O presidente da Câmara referiu o esforço e os resultados alcançados pelos trabalhadores do município, que foram destacados pelo autarca pela forma “muito consistente, pelo empenho e compromisso para com a nossa comunidade e para com a melhoria da qualidade de vida da nossa gente”.
O presidente da Câmara Municipal destacou os investimentos e as obras já concluídas, as intervenções em curso e aquelas que sendo estruturantes para o concelho, e que se iniciarão até final deste ano ou no início de 2025.
Como obras já concluídas elencou: a Requalificação da Escola Secundária, da Serpa Pinto e Largo de São João Batista, da Requalificação da Praça 15 de dezembro, do Mercado de Pontével, a concretização do saneamento básico dos Casais Lagartos, o alargamento do Cemitério da Lapa, as inúmeras obras em equipamentos municipais, como o Pavilhão de Exposições, o quartel dos bombeiros, o edifício sede do município e da ação social, e a Quinta das Pratas.
A nível de investimentos destacou a aquisição de veículos para os serviços municipais, como uma ambulância, várias carrinhas de trabalho, um trator, uma plataforma elevatória, uma mini pá carregadora, uma destroçadora de verdes e castanhos, veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos, as fardas que hoje os colaboradores do município envergam, na substituição da iluminação do estádio municipal, na necessária regularização do parque de estacionamento subterrâneo e estacionamento à superfície, na reabilitação de parques infantis da quinta das pratas, quinta das correias, valverde e parque da música, no novo parque infantil da Ereira. Assim como, a consistência da limpeza do espaço público, o cuidado com os espaços verdes, a recuperação de inúmeros pontos de calçadas, e na recuperação e substituição de muito mobiliário urbano.
Sobre as obras em concretização elencou a reabilitação do Pavilhão do Inatel, do edifício da Extensão de Saúde e Junta de Freguesia de Vale da Pedra e a Requalificação da Rua 25 de abril, também em Vale da Pedra. Melhoramentos nas instalações do Parque de Máquinas, a construção de um parque canino da Quinta das Correias, e o Parque de Estacionamento de Vale da Pinta.
O autarca referiu que em breve se iniciará a construção da Loja do Cidadão, do Novo Centro de Saúde, e também a substituição da cobertura do Mercado Municipal. Estando, tudo a ser preparado que, em seguida, se proceda à reabilitação Exterior da Praça de Touros, a construção do parque de estacionamento de Vila Chã de Ourique, das Piscinas Municipais Cobertas e da Reabilitação da Escola EB 2,3 D. Sancho I, de Pontével.
A Cerimónia contou com a entrega de Medalha e Diploma ao trabalhador Fernando Mesquita Vieira Lourenço, pelos 25 anos de serviço público prestado no Município.
Uma personalidade e uma instituição do concelho foram agraciadas com Diploma e Medalha de Mérito Municipal
Ao celebrar 209 anos da Elevação do Cartaxo a Concelho, a Câmara Municipal voltou a atribuir Diplomas e Medalhas de Mérito Municipal, a mais alta distinção do município a pessoas, empresas ou instituições.
O Centro de Dia da Lapa foi a instituição do concelho homenageada na Sessão Solene, tendo a distinção sido recebida por Ana Carina Camilo, Presidente da Direção. O presidente da Câmara Municipal agradeceu “ao Centro de Dia da Lapa, aos seus dirigentes e trabalhadores, pela coragem com que têm encarado e ultrapassado as dificuldades com que se deparam” e o serviço altamente meritório em prol dos mais velhos e das suas famílias.
Rogério Travessa Ribeiro, foi a personalidade agraciada com a Medalha e Diploma de Mérito Municipal. O autarca destacou o seu percurso “enquanto empresário, dirigente associativo no setor empresarial, e dirigente associativo em instituições culturais e sociais, e enquanto homem ativamente comprometido com a sua comunidade e com o seu concelho é também um reconhecimento a todos os homens e mulheres que pela sua persistência, coragem, resiliência e determinação, construíram a pulso a sua vida e contribuíram para a construção de organizações que se perpetuam no tempo e são referência no seu setor e comunidade”.