O Parque de Estacionamento Subterrâneo, a área envolvente ao edifício-sede do município e três ruas do centro urbano da cidade do Cartaxo, vão ter estacionamento tarifado, a partir do dia 1 de novembro, em cumprimento do Regulamento Municipal de Estacionamento aprovado e em vigor desde 2018 e do Plano de Ajustamento Municipal.
A partir de 1 de novembro, o estacionamento no centro da cidade do Cartaxo vai ser tarifado, quer no Parque de Estacionamento Subterrâneo, situado na Praça 15 de Dezembro, quer na Rua Batalhoz, na Rua Luís de Camões e na Rua Serpa Pinto.
O estacionamento tarifado é uma imposição do Fundo de Apoio Municipal
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, informou que a cobrança do estacionamento não é apenas uma vontade do executivo, mas que decorre de obrigação contratual imposta pelo Fundo de Apoio Municipal (FAM), no âmbito do Plano de Ajustamento, que tem sido fiscalizado pelo Tribunal de Contas e que o Município terá obrigatoriamente de dar resposta.
O autarca explicou que a infraestrutura foi construída pelo município, aberta ao público em 2012 e que foi integrada no Plano de Ajustamento Municipal como fonte de receita, no âmbito do reequilíbrio financeiro, mas manteve-se durante anos sem ser tarifada, por não cumprir as imposições legais necessárias.
Foi com muito trabalho e esforço que o município vai agora, dar cumprimento a esta obrigatoriedade legal, tendo para o efeito, efetuado um investimento superior a 60 mil euros para assegurar o funcionamento em pleno destes equipamentos. Naturalmente, não esperamos que tudo esteja perfeito, como em qualquer processo que se inicia terá com certeza os seus pontos a melhorar e cá estaremos para o fazer, pois a nossa função é trazer qualidade de vida às pessoas, afirmou o autarca.
Isenção para moradores no estacionamento de superfície e avenças mensais para o Parque Subterrâneo
A Câmara Municipal do Cartaxo já tem disponível a aquisição do Cartão de Residente, que dará isenção de pagamento a quem reside nas zonas abrangidas pelo estacionamento tarifado de superfície. No que respeita ao estacionamento no Parque Subterrâneo, a autarquia disponibiliza lugares para avenças mensais – para as 24 horas, só para o período noturno e só para o período diurno – que possam permitir maior poupança a quem pretenda usar o parque por períodos longos.
A partir da próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, quer o Cartão de Residente, quer as avenças mensais, podem ser requeridos na área de Atendimento ao Cidadão da Câmara Municipal do Cartaxo, que também presta todos os esclarecimentos necessários.
Para além do investimento já executado na reabilitação do Parque de Estacionamento Subterrâneo – quer em obras de construção civil para resolver questões estruturais, quer em equipamentos de videovigilância, segurança contra incêndios ou ventilação, entre outros – a Câmara Municipal vai proceder a trabalhos profundos de limpeza e manutenção do espaço, para tal, apelamos a todos que retirem os seus veículos até às 24h00 de dia 27 de outubro.