
O Clube de Natação de Rio Maior (CNRM) teve um fim de semana repleto de ação e conquistas ao participar em duas competições distintas, demonstrando o talento e dedicação dos seus atletas.
No sábado e domingo, 11 e 12 de janeiro, sete atletas do CNRM (duas femininas e cinco masculinos), das categorias Infantis e Juvenis, competiram no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado no complexo desportivo da Alapraia.
A equipa riomaiorense, composta por Lara Silva, Margarida Pires, Daniel Jorge, Francisco Reis, Martim Santos, Pedro Costa e Tiago Barra, esteve sob a orientação do treinador Diogo Simões.
O evento contou com a presença de 33 clubes nacionais e internacionais, totalizando 381 atletas. Os atletas riomaiorenses estiveram no geral bem, com muitos deles a melhorarem os seus recordes pessoais, sem contudo conseguirem alcançar lugares no podium.
Entre os resultados, destacam-se os obtidos pelo atleta Francisco Reis, da categoria Infantil B, que alcançou a final dos 100 metros livres, ficando em 4.º lugar, e a final dos 100 metros costas, onde conquistou a 5.ª posição.
O treinador Diogo Simões reconheceu o desafio que estas competições representam, salientando que “estas são provas com um nível competitivo mais alto, onde estão presentes muitos atletas de alto nível, e onde os nossos atletas têm mais dificuldade em obter bons resultados. É aqui que temos uma maior percepção das nossas dificuldades e do quanto nos falta batalhar para estarmos em pé de igualdade com esses atletas. Mas a subida de nível faz-se com muita vontade, trabalho, empenho e dedicação, e isso não falta a toda a equipa, pelo que acredito que no futuro teremos mais atletas do CNRM a discutir os primeiros lugares neste tipo de competições”.
Entretanto, no domingo, 12 de janeiro, foi a vez de 8 atletas do CNRM, 2 femininos e 6 masculinos, competirem no Torneio Inter-Regional de Velocidade, realizado na cidade de Tomar.
A equipa, liderada pelo treinador Rodrigo Batista, contou com Débora Santos, Leonor Carvalho, Gabriel Ramos, Guilherme Gaboleiro, Leonardo Silva, Luís Reis, Ricardo Gaboleiro e Rúben Carreira.
Com 252 participantes de 18 clubes, onde a participação feminina esteve em vantagem com 137 atletas contra apenas 115 masculinos, esta competição focou-se em provas curtas que privilegiam a velocidade.
Os atletas riomaiorenses brilharam ao melhorar os seus recordes pessoais, alcançar finais e conquistar medalhas.
Nas estafetas 4x50m livres e 4×50 estilos os nadadores Rúben Carreira, Leonardo Silva, Ricardo Gaboleiro e Guilherme Gaboleiro conquistaram a medalha de ouro em ambas as provas.
Guilherme Gaboleiro voltou depois a estar em destaque ao alcançar o ouro nos 50m bruços e também nos 50m mariposa. A comitiva riomaiorense festejou ainda mais um pódio, com Rúben Carreira a ser 3.º nos 50m mariposa.

Estes resultados deixaram a equipa motivada para futuros desafios. Segundo Pedro Rodrigues, presidente do clube, estas conquistas refletem o trabalho árduo dos atletas e treinadores, “esperamos que estes resultados inspirem mais jovens a juntar-se à nossa equipa de natação. As inscrições estão abertas para quem quiser começar ou regressar à prática da natação de competição. Todos são bem-vindos. O Clube de Natação de Rio Maior segue firme no caminho para a excelência, provando que dedicação e trabalho em equipa trazem grandes recompensas”, realçou.
