Cerca de 100 colaboradores e 80 famílias estão desde ontem a manifestar-se em Alcobaça pelo surgimento de uma nova lista candidata à presidência do Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (CEERIA), cujas eleições estão agendadas para o próximo dia 27 de dezembro.
Saliente-se que CEERIA é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 3 de Dezembro de 1976, dando resposta no âmbito da Educação Especial, acolhendo crianças e jovens que, dadas as suas caraterísticas, possuíam necessidades especiais de educação, que não poderiam ser supridas no ensino regular.
Esta IPSS alcobacense é desde 2020 presidida por José Godinho, figura que merece o apoio da grande maioria dos colaboradores desta associação, que se insurgem com o aparecimento de uma nova lista para as eleições agendadas, acusando de “politização da IPSS”, uma vez que desta fazem parte dois Presidentes de Junta do concelho de Alcobaça, bem como alguns políticos locais ligados a diversos partidos e com relações familiares diretas. A nova lista é liderada por Pedro Pombo, Presidente da Junta de Freguesia do Vimeiro, fazendo também parte da mesma o Presidente da Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça, Fernando Azeitona.
Recentemente foi criada uma comissão de trabalhadores, que se tem manifestado ativamente na sociedade alcobacense, tendo inclusive criada uma página no Facebook, à qual deram o nome “Queremos a continuação do Dr. José Godinho no CEERIA”, onde referem que “não querem políticos de carreira a gerir o CEERIA”.
Ao que o Comércio & Notícias conseguiu apurar há mesmo trabalhadores que ameaçam despedir-se e famílias que ameaçam retirar os filhos do CEERIA.
De salientar que o CEERIA, nestes seus anos de história, conseguiu implementar-se como uma importante estrutura social. A instituição apoia, no presente, mais de 1000 pessoas com deficiências e incapacidade bem como as suas famílias, integrando mais de 100 colaboradores e situa-se no contexto da comunidade que serve como a alternativa mais consistente no apoio a esta população.