No passado dia 13 de junho, realizou-se a 1ª Conferência “Semear o Futuro”, no âmbito de um projeto com o mesmo nome, criado pela CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal e a cadeia espanhola de supermercados Mercadona, no CNEMA — Centro Nacional de Exposições.
O evento permitiu a partilha de conhecimentos e experiências com vários especialistas do setor em questão. “Os desafios do setor agroalimentar – presente e futuro”, tais como exportação, crescimento sustentável e recursos naturais, assim como a sustentabilidade da produção ao consumidor foram alguns dos temas abordados.
Na sessão de abertura, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, referiu que “ao longo dos anos, o sector agrícola tem sofrido uma grande transformação. Os avanços tecnológicos têm desencadeado uma revolução sem precedentes na agricultura. Esta simbiose entre o sector agrícola e o tecnológico tem gerado impactos positivos em várias frentes, desde o aumento da produtividade até a redução do impacto ambiental. A tecnologia revolucionou a produtividade, permitindo-nos atender à crescente procura por alimentos, tanto em termos de volume quanto de qualidade dos produtos”.
O projeto “Semear o Futuro”, criado no Dia da Produção Nacional, a 26 de Abril, aborda temas marcantes do sector agroalimentar, focados no crescimento sustentável da atividade e na aposta num sector produtivo que vá ao encontro das exigências do consumidor atual. Trata-se de um projeto que tem na sua génese trazer à discussão temas atuais do setor agroalimentar, destacar as boas-práticas que já se utilizam neste momento e dar a conhecer projetos inovadores neste âmbito, procurando estabelecer a ligação entre a produção e o consumidor.
Com a crescente procura por produtos de qualidade, sustentáveis e saudáveis, com uma produção que responda às expectativas do consumidor, que hoje está cada vez mais informado e exigente, o setor agroalimentar em Portugal desempenha um papel fundamental na economia nacional, sendo uma das indústrias com maior potencial para o desenvolvimento e expansão do país.