Na última terça-feira, 9 de abril, reuniram no Auditório do Hospital Distrital de Santarém, o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Lezíria, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, e alguns dos seus vereadores, e os presidentes das juntas de freguesia do concelho. O principal objetivo foi debater de que forma é possível melhorar o acesso aos cuidados de saúde no concelho, principalmente no que respeita aos cuidados de saúde primários.
Durante a reunião, os presentes abordaram as dificuldades sentidas em algumas das unidades, sobretudo no que respeita às instalações e aos recursos humanos, assim como os aspetos positivos do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito dos cuidados de saúde primários.
Foi salientado o facto de todas as unidades de saúde familiares (USF) da ULS da Lezíria serem agora modelo B, com a atribuição de incentivos financeiros, o que poderá trazer benefícios do ponto de vista da atratividade e retenção de profissionais de saúde.
O Conselho de Administração, que tomou posse no passado dia 1 de fevereiro, apresentou a realidade da ULS da Lezíria relativamente à distribuição dos médicos pelos 61 610 utentes inscritos nas unidades de cuidados de saúde primários por freguesia do concelho, tendo sido salientado que 3 475 dos 4 600 utentes que atuamente não têm médico de família atribuído residem na cidade de Santarém.
Entre as medidas que o Conselho de Administração considera fundamentais para aumentar a resposta de proximidade, destacam-se a necessidade de ajustar os dias de abertura das unidades de cuidados de saúde primários para dias alternados e de reorganizar as listas de utentes/ atribuição de médicos de família.
No final da reunião, ficou evidente o compromisso de todos os presentes de melhorar o acesso aos cuidados de saúde, apoiando os projetos que tragam uma melhoria de condições e maior qualidade nos cuidados prestados.
Recorde-se que a ULS da Lezíria presta cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados. A sua área de influência abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.