Foram inauguradas ontem, 5 de agosto, as novas instalações da Cooperativa Agrícola de Rio Maior, mesmo ao lado do antigo edifício, através de um projeto elaborado pela empresa riomaiorense de Projetos e Consultadoria Sublimérito, e concretizada pela empresa de construção civil Detalhes Cautelosos, também ela sediada em Rio Maior.
Trata-se de um moderno e funcional espaço de grande amplitude, com cerca de 1600 metros quadrados, dotado também de cafetaria, que permite aos clientes efetuar as suas compras com grande comodidade.
Numa manhã de grande orgulho para toda a comunidade da Cooperativa Agrícola de Rio Maior, prestes a comemorar o seu 50.º aniversário, marcaram presença no ato inaugural o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, o Vice-Presidente, João Lopes Candoso, os Vereadores Miguel Santos, Leonor Fragoso e Miguel Paulo, a Presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, e todos os Presidentes e representantes das Juntas de Freguesia do Concelho de Rio Maior, entre muitas outras individualidades civis, militares e religiosas.
Para Carlos Nazaré, membro do Conselho de Administração da Cooperativa Agrícola, “este é o concretizar de um sonho alimentado e mantido ao longo de muitos anos pelos associados e diferentes direções que por esta casa passaram”, salientando que “este passo não seria dado sem um passado que nos envaidece e deve ser motivo de orgulho, não só para os nossos associados, mas para toda a comunidade riomaiorense”.
Carlos Nazaré realçou que “o passado se iniciou quase há 50 anos quando um grupo de 37 riomaiorenses, três deles ainda vivos, tiveram a ousadia de constituir uma cooperativa e pô-la ao serviços dos agricultores da região, dando continuidade aos serviços prestados pelo Grémio da Lavoura de Rio Maior, extinto pelo Governo em 1975”.
Relembrando a história da Cooperativa Agrícola de Rio Maior, Carlos Nazaré recordou todos os seus presidentes, Albino Correia Madeira, José Luís Barroso, Casimiro Fróis Ferreira, José da Luz Claudino, José Casimiro Fróis Ferreira, Hilário da Silva Santos e João Correia Paz, realçando que “todos deram o melhor do seu esforço e dedicação na gestão da Cooperativa, e com muita dignidade honraram o seu nome entre fornecedores, clientes, entidades bancárias e todos os parceiros comerciais”.
A finalizar, Carlos Nazaré realçou ainda que “esta obra foi sempre apoiada, acompanhada e acarinhada pelo executivo municipal”, agradecendo “toda a colaboração, o apoio e a vontade de encontrar soluções. Sem o vosso apoio não chegaríamos aqui hoje”, concluiu, deixando ainda um especial agradecimento aos associados e colaboradores da Cooperativa Agrícola de Rio Maior.
Seguiu-se a intervenção do Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Agrícola de Rio Maior, Fernando Rodrigues, que começou por referir que “este novo edifício é prestigiante para os nossos associados e para toda a comunidade riomaiorense”, salientando que “pretendemos com este novo espaço ter capacidade para servir melhor todos aqueles que ao longo do tempo nos têm preferido, melhorando não só em conforto e comodidade, mas também em preços e diversidade de oferta”.
Fernando Rodrigues disse anda que “estamos profundamente gratos a todos, desde instituições, empresas e funcionários que ajudaram na concretização deste sonho”.
A concluir, o Presidente do Conselho de Administração realçou: “Estamos muito felizes e honrados com estas novas instalações e com os nossos colaboradores, homens e mulheres com vontade de servir e que no dia-a-dia fazem de tudo para melhorar o seu desempenho. Sem o seu esforço e dedicação não seria possível inaugurar esta nova loja”, concluiu.
Coube ao Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, encerrar este ato inaugural. O autarca riomaiorense começou por referir que “a Cooperativa Agrícola de Rio Maior nasceu com várias motivações e uma missão bem definida, auxiliar os agricultores cooperantes para poderem adquirir todos os produtos necessários à sua atividade, ganhar escala para poder representar com maior dignidade, e entretanto ao longo do tempo foi evoluindo e ganhando um papel fundamental no comércio não só para os cooperantes, mas para a comunidade riomaiorense no geral”.
Santana Dias referiu também que “esta Cooperativa tem ainda a essencial função de permitir aos agricultores riomaiorenses o acesso a condições de mercado, que de outra forma impossibilitaria o trabalho destes”, salientando que “hoje a Cooperativa não é só uma porta aberta a vender produtos, mas também uma porta aberta a aconselhar e a proporcionar condições de trabalho, e isso é imprescindivel para a agricultura riomaiorense”.
Na sua intervenção o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior agradeceu ainda “a todos aqueles que ao longo de décadas asseguraram o funcionamento desta casa, que a fizeram nascer, que a fizeram crescer e que a mantêm”.
Na parte final da sua intervenção, o edil riomaiorense destacou “a coragem da atual direção da Cooperativa Agrícola de edificar algo tão importante como é este edifício, não somente pelo edifício em si, mas por tudo aquilo que ele representa, nomeadamente na melhoria do serviço que presta aos agricultores riomaiorense, dando um salto qualitativo neste mesmo serviço”.
Filipe Santana Dias terminou o seu discurso com um agradecimento a toda a direção da Cooperativa Agrícola de Rio Maior, cooperantes e colaboradores desejando-lhes saúde e sorte. “Rio Maior precisa de pessoas e instituições fortes que tenham capacidade de apostar na melhoria. Obrigado a todos aqueles que tornaram esta obra possível que tanto dignifica a cidade e o concelho de Rio Maior”, concluiu o autarca.
Já no interior deste novo edifício foi descerrada a placa alusiva à sua inauguração, seguindo-se a benção das instalações pelo Rev. Padre Sérgio Santos.
Por fim toda a comitiva visitou as moderníssimas instalações da nova Cooperativa Agrícola de Rio Maior, que logo de seguida abriu as suas portas ao público.