
João Letras venceu a primeira etapa
Decorreu no fim de semana de 8 e 9 de março, a primeira e segunda etapa da taça de Portugal de ciclismo master.
A taça de Portugal é constituída por 4 etapas, onde participam cerca de 25 equipas nacionais e mais de 200 atletas, que no final de disputadas as 4 provas pontuáveis, são distinguidos os atletas com mais pontos de cada categoria.
No dia 8 de março foi disputada em Ourique a primeira etapa da taça de Portugal, composta por uma distância de 109,9 km e um pelotão de 177 ciclistas das categorias Elite, M30, M35, M40 e M45.
A equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – MAF – Riomagic não pode contar nesta prova com a participação de Luis Teixeira, que foi recentemente operado a uma clavícula que havia fraturado devido a uma queda.
A corrida teve o seu arranque cerca das 14 horas com alguma chuva, e o pelotão esteve sempre bastante ativo e agitado durante toda a prova, onde surgiram várias tentativas de fuga que fragmentaram o pelotão, terminando a corrida ao sprint, com o atleta do CRP Ribafria, João Letras a ser o primeiro a cortar a meta.
João Letras e Helder Loureiro venceram nas suas categorias. Helder Azevedo ficou em segundo lugar na sua categoria e Paulo Simões em terceiro.
A equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – MAF – Riomagic foi a primeira classificada, devido aos resultados obtidos pelos seus atletas.
No dia 9 de março foi disputado em Castro Verde a segunda etapa da Taça de Portugal, composta por uma distância de 115 km e um pelotão de 177 atletas das categorias Elite, M30, M35, M40 e M45.
A corrida teve inicio debaixo de chuva, que até aos cerca de 55 km percorridos deu tréguas ao pelotão, com várias tentativas de fuga, as quais foram sempre anuladas
A partir dos 55 km a chuva caiu com intensidade, o que causou grandes dificuldades aos atletas, e a faltar cerca de 35 km para o fim deu-se uma fuga de 7 ciclistas, que rapidamente ganhou 1 minuto ao pelotão, e onde estava inserido Hélder Loureiro do CRP Ribrafia.
A fuga não foi anulada até à meta, com Hélder Loureiro a cortar a meta em 3º lugar, vencendo a sua categoria. Os restantes atletas da equipa não conseguiram alcançar os lugares do pódio, ficando a equipa no 5º lugar.
Após realizadas as duas etapas da taça de Portugal, Hélder Loureiro é o líder da categoria M40, João Letras o 2º classificado em Elites, Paulo Pereira o 6º nos M30, Helder Azevedo o 2º classificado M35 e Paulo Simões o 3º classificado M45.
Na classificação coletiva a equipa ocupa o 3º lugar.
As restantes duas etapas da taça de Portugal vão ser disputadas no fim de semana de 26 e 27 de abril.
