
Realizou-se na tarde deste sábado, 12 de abril, nas artérias centrais da cidade, a 32.ª edição do Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha, a mais prestigiada prova internacional de marcha atlética realizada em Portugal e integrando o circuito Gold Level RW Event do World Race Walking Tour, sob a égide da World Athletics.
No setor feminino a vitória sorriu à equatoriana Paula Torres, ficando em segundo lugar a peruana Kimberly Garcia León e em terceiro a espanhola Laura Garcia Caro. A melhor portuguesa foi a riomaiorense Inês Mendes que terminou na 4.ª posição, ela que que atravessa um excelente momento de forma, após conquistar o segundo lugar nos Campeonatos Nacionais de 20 km.
No setor masculino, e sem grandes surpresas, a vitória sorriu ao brasileiro Caio Bonfim que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris. No 2.º lugar ficou o sueco Perseus Karstrom, atual campeão europeu dos 20 km marcha e vice-campeão mundial em 2023 na mesma distância. A fechar o pódio ficou o britânico Callum Wilkinson que travou uma interessante luta com o veterano João Vieira, que terminou no 4.º lugar.
Recorde-se que o atleta riomaiorense João Vieira é figura incontornável da marcha portuguesa, vice-campeão mundial nos 50 km em 2019 e 5.º classificado nos Jogos Olímpicos de Tóquio, sendo detentor de um impressionante palmarés com múltiplos títulos nacionais, participações em cinco Jogos Olímpicos e várias medalhas em campeonatos internacionais.
De referir ainda que a anteceder as principais provas realizaram-se também as provas jovens e de promoção.
A organização foi da responsabilidade do Município de Rio Maior, da Desmor e do Clube de Natação de Rio Maior, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Santarém.

A riomaiorense Inês Mendes com a camisola do Benfica

O riomaiorense João Vieira em representação do Sporting Clube de Portugal
