
João Almeida, de 26 anos de idade, ciclista natural de A-dos-Francos, no concelho de Caldas da Rainha, fez ontem história ao sagra-se o primeiro ciclista português a vencer a Volta ao País Basco.
A prova teve a duração de uma semana e consagrou João Almeida, ciclista da UAE Emirates, que deixou o espanhol Enric Mas a 1m52s de desvantagem. O pódio ficou completo com o alemão Maximilian Schachmann, da Soudal Quick-Step, no 3.º lugar a 1m59s do português.
João Almeida arrecadou a camisola amarela ao vencer a 4.ª etapa, tendo ontem, na 6.ª e derradeira tirada, sido novamente o mais rápido a cortar a meta e a consolidar a vitória na Volta ao País Basco. A última etapa teve partida e chegada na cidade de Eibar com uma distância de 153,4 quilómetros, tendo sido cumprida no tempo de 3:56.54 horas.
Esta foi a vitória mais importante de João Almeida, até ao momento, ele que já tinha conquistado a Volta à Polónia e a Volta ao Luxemburgo em 2021.
Imediatamente após a vitória do jovem ciclista português, a Junta de Freguesia de A-dos-Francos, revelou o seu regozijo pelo feito alcançado: “Que grande vitória do nosso João Almeida! No dia de hoje, para além de conquistar a Camisola Amarela e assim vencer mais uma Prova do World Tour, terminou ainda com a vitória na etapa. Juntou também a conquista da camisola verde (classificação por pontos). Fez-se mais uma vez história no ciclismo português, sendo o primeiro português a vencer esta prova! E temos a felicidade deste magnífico ciclista ser de A-dos-Francos”, pode ler-se na página do Facebook da Junta de Freguesia de A-dos-Francos, que termina felicitando o atleta: “Muitos parabéns João! És um motivo de enorme orgulho para todos nós”.
