
Depois do sucesso das duas edições anteriores do circuito da Benedita, o Centro Recreativo e Popular (CRP) da Ribafria, com a colaboração do Município de Alcobaça e da Freguesia da Benedita, e com o apoio da Associação de Ciclismo de Santarém, organizou no dia 11 de maio o terceiro circuito de ciclismo da vila da Benedita.
O CRP Ribafria instalou o pódio na Praça de José Damasceno Campos, local onde colocou os prémios em exposição, e onde foi também montado um espaço de bebidas e um porco no espeto, à disposição de todos os espetadores, numa oferta da SERMAR.
Os acessos por onde o percurso passava, sinalizados e cortados pela GNR com colaboradores do CRP Ribafria a ajudar.
Em frente à Praça de José Damasceno Campos estavam instalados dois pórticos, um de meta, outro de metas volantes e o local para os comissários da FPC, para o controlo da prova e passagens na meta. De realçar também a cedência por parte da Benecar de dois carros para transportar os comissários na prova..
Na frente da corrida, para uma maior segurança estavam três motos do moto clube Beneditense Parte Manetes, reunindo todas a condições para um verdadeiro espetáculo de ciclismo.
A prova foi composta por 18 voltas de 4,5 km, perfazendo o total de 80 km, onde além dos prémios da geral individual, coletiva e escalões, havia ainda em disputa 5 metas volantes, à passagem da 3.ª volta a meta volante Riomagic, à passagem da 6.ª volta a meta volante Freguesia da Benedita, à passagem da 9.ª volta a meta volante Dino`s, à passagem da 12.ª volta a meta volante Profiserv, à passagem da 15.ª volta a meta volante Sindocal, havendo também o prémio da volta mais rápida atribuído pela Benecar.
Antes das 14 horas, procedeu-se à chamada dos atletas das várias equipas nacionais para a linha de partida. Cerca das 14h00 teve início a prova, e à passagem da 6.ª volta deu-se uma fuga de nove ciclistas, onde estavam inseridos três da equipa CRP Ribafria | Grupo Parapedra – MAF – Riomagic.
A fuga ganhou mais de um minuto de avanço ao pelotão, e à passagem da 10.ª volta, dois atletas do CRP Ribafria com um adversário, conseguir sair do pelotão para chegar ao grupo dos fugitivos, e a 3 voltas do final alvançaram os fugitivos, ficando assim a fuga composta por 12 ciclistas para discutir a vitória, que viria a ser decidida ao sprint, entre Hélder Loureiro e um adversário, com o atleta do CRP Ribafria a ser batido na meta. Jorge Marques do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – MAF – Riomagic, cortou a meta em 3º lugar e Paulo Pereira em 5º lugar.
A equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – MAF – Riomagic foi a vencedora no escalão elites com Jorge Marques e no escalão M30 com Paulo Pereira e ainda alcançou os 2º lugares do pódio no escalão M40 com Hélder Loureiro, e no escalão M30 com Luís Teixeira, que também foi o vencedor da última meta volante. Coletivamente a equipa do CRP Ribafria foi a grande vencedora.
Na cerimónia da entrega de prémios estiveram presentes a presidente da Junta de Freguesia da Benedita, Maria de Lurdes Lopes Pedro, responsáveis da freguesia, patrocinadores e entidades locais, que entregaram os prémios aos vencedores.
Por último e para encerramento da prova, a direção do CRP Ribafria, em agradecimento pelo apoio e serviço prestado à realização deste 3º circuito de ciclismo ofereceu uma pequena lembrança às entidades envolvidas, Município de Alcobaça, Freguesia da Benedita, GNR da Benedita, Bombeiros Voluntários da Benedita, Moto clube Parte Manetes e a Associação de Ciclismo de Santarém.
No final desta prova, o diretor desportivo desta equipa de ciclismo beneditense, Rui Medina, agradeceu “ao CRP Ribafria e a todos os patrocinadores, que apoiam e ajudam a equipa incondicionalmente, para que nunca falte nada a toda a estrutura e atletas”.

