

Em articulação com o Departamento de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria e a Direção-Geral da Saúde, a Delegação Local de Saúde da Nazaré veio, hoje, esclarecer as recentes notícias divulgadas em alguns órgãos de comunicação social relacionadas com o problema ambiental que levou à interdição dos banhos na Praia da Nazaré, no passado dia 1 de agosto.
De acordo com a Autoridade Local de Saúde, contrariamente ao que foi veiculado, não houve qualquer caso confirmado de transmissão familiar associado a sintomas resultantes de contaminação da água do mar.

A divulgação desta informação incorreta resultou de um erro de interpretação jornalística, sendo importante sublinhar que não se verificaram casos de transmissão familiar.
Ainda segundo a autoridade de saúde, os quadros clínicos apresentados pelas pessoas afetadas permitem concluir que se tratou de uma infeção bacteriana, e não viral. Embora se admita a possibilidade de ter estado em causa a bactéria Escherichia coli, a natureza exata da bactéria não pôde ser confirmada devido à realização tardia das análises laboratoriais.














