

Abrantes volta a ser a capital da doçaria portuguesa com a XXIII Feira Nacional de Doçaria Tradicional, que decorre nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2025, na Esplanada 1º de Maio, em Abrantes. Este ano, com 36 expositores de doçaria, compotas, mel e licores de todo o país, celebra os 80 anos da Nacional 2 com alguns dos seus doces e atividades dedicadas à maior estrada de Portugal.
Nesta edição da Feira Nacional de Doçaria Tradicional, às anfitriãs Palha de Abrantes, Tigeladas e Broas Fervidas juntam-se a rica doçaria portuguesa proveniente de Guimarães, Amarante, Felgueiras, Santa Maria da Feira, Aveiro, Ovar, Montemor-o-Velho, Alcobaça, Caldas da Rainha, Sertã, Constância, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha, Ponte de Sôr, Reguengos de Monsaraz, Évora, Madeira e Açores. Adiciona-se, ainda, ao doce certame, organizado pelo Município de Abrantes e pela TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, um stand da Nacional 2 com iguarias vindas de Santa Marta de Penaguião, Coruche, Penacova e Avis.
Também sobre o mote da maior estrada do país, será realizado um passeio de cicloturismo de cerca de 40 quilómetros, que convida os participantes na manhã de domingo, dia 26 de outubro, a percorrer o antigo troço da N2 até S. Domingos. Os mais pequenos vão, novamente, contactar com a mascote Palhinhas e o seu tio para ouvir as suas aventuras pela mítica estrada, nas tardes do doce certame. Meia centena de marcos decorados com elementos alusivos a Abrantes formam a exposição de trabalhos de 18 escolas do pré-escolar e 1.º ciclo de Ensino Básico, em que participaram cerca de 1.800 alunos.
Ainda de localidades da rota da N2 são as escolas, com curso de pastelaria e de cozinha, que vão realizar as oficinas para pais e filhos. “Pôr a mão na massa” são os desafios da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA) e do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação para a tarde de sábado, dia 25 de outubro.
Além das atividades relacionadas com a Nacional 2, uma novidade que merece destaque é a participação dos vários doceiros de Constância num stand para assegurar que não faltam queijinhos do céu durante todo o evento. Outra iniciativa, que estreia na Feira Nacional de Doçaria Tradicional deste ano, é a votação eletrónica, por parte dos visitantes do certame, no melhor doceiro, através do bairro comercial digital de Abrantes “Agora”. Ao participar nesta atividade o visitante habilita-se a ganhar vales de desconto em compras na plataforma.
O doce certame, que inaugura às 18h00 de sexta-feira tem, também, demonstração do doce “fardos de palha” pelo Chef Fernando Correia na abertura; fado com João Vaz, Francisca Gomes e Francisca Correia na noite de 24; aula aberta de Biodanza, dinamizado pelo Grupo Regular de Abrantes Biodanza SRT e facilitada por Teresa Afonso, na manhã de sábado. Ainda na manhã de dia 25 haverá espetáculo musical infantil “A Carochinha” para os mais pequenos; Yoga no Convento no final das tardes de sábado e domingo; e concerto com os Vizinhos na noite de sábado.
Para o último dia da XXIII Feira Nacional de Doçaria Tradicional, 26 de outubro, serão realizadas duas performances para crianças. “Vamos Pôr a Mão na Massa? As Bolachas das Minhas Avós” pela Bi-Dom Academia Criativa, promete ocupar das 10h30 às 12h e repete às 17h. O Desfile concelhio do Traje Popular, à tarde, mostrará a riqueza das vestes do Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos, do Rancho Folclórico do Pego e do Grupo Etnográfico “Os Esparteiros” de Mouriscas, que não terminarão este momento sem uns passos e uns acordes.
A Feira da Doçaria, de entrada livre, contará também com a BIA – Biblioteca Itinerante de Abrantes “José Dinis” a contar histórias e o espaço “Doces literaturas”, da Promobooks, para aquisição de livros temáticos e últimos lançamentos. Para mais informações e inscrições nas atividades deve consultar os sítios na Internet cm-abrantes.pt e tagus-ri.pt.















